Tela viva
Os vinhos branco, rose e tinto são valorizados de uma forma especial no espaço Refúgio do Enófilo de Janaina Macedo, na Casa Cor Paraná 2015. Uma tela de 1,80 por 2,00 metros criada especialmente para o espaço pelo artista plástico paranaense Eleutherio Netto chama atenção pelas diferentes nuances do vinho e texturas da uva que apresenta. Alocada no espaço central do ambiente, a tela é fruto de uma parceria entre os dois profissionais iniciada na Casa Cor Paraná 2014.
“Estabelecemos uma parceria de muito sucesso ano passado e sabendo que o Eleutherio trabalha com pigmentação natural, o convite foi inevitável. Ele topou na hora e o resultado ficou incrível, está sendo muito comentado e valorizado pelos amantes do vinho”, comemora a engenheira civil Janaina Macedo.
O artista conta que utilizou na criação da tela não apenas o pigmento da uva, mas também do próprio vinho e que foi uma grande novidade trabalhar com esses elementos. “Fiquei bem feliz de a nossa parceria ter dado certo. Quando a Janaina fez o convite e explicou que este ano o tema seria vinho, logo veio a ideia de trabalhar com o pigmento da uva. Mesmo o meu trabalho sendo de pintura com pigmentos naturais da cor, com o uso de chás, hibisco, urucum, por exemplo, foi um desafio, uma descoberta trabalhar com a uva pela primeira vez”.
A inspiração veio das cores dos vinhos branco, rose e tinto, e em cima desses tons Eleutherio foi sobrepondo camadas de cores para chegar na variação que pode ser vista na tela. “Usei também a própria borra da uva, que é o tom mais forte. Para criar a textura eu usei a uva triturada. Foi uma verdadeira alquimia, misturar pigmentos e diluições para encontrar as cores que são vistas na tela que criei especialmente para o Refúgio do Enófilo”, finaliza o artista.