Casa de Vidro
Ainda em São Paulo, o grupo Circuito AD incluiu na sua programação uma visita super interessante: A Casa de Vidro, primeira obra construída por Lina Bo Bardi, arquiteta italiana, naturalizada brasileira, que viveu na Casa de Vidro, no Morumbi, em de 1952 até 1992, quando faleceu.
Lina faria 102 anos em 05 de dezembro de 2016. Considerada um paradigma da arquitetura moderna brasileira, ela chegou a São Paulo nos anos 40 junto ao seu marido Pietro Maria Bardi. O casal não deixou mais o país. Em 1951, Lina se naturaliza brasileira, ano que coincide com a inauguração da sua primeira obra construída, nada menos que a citada Casa de Vidro, localizada no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo.
Inicialmente idealizada como residência do casal e sede do Instituto de Arte Contemporânea, a Casa de Vidro foi a primeira residência do bairro, até então dominado pela Mata Atlântica, quando a expansão da cidade começava a ocupar a outra margem do rio Pinheiros.
É justamente na Casa de Vidro, um dos marcos internacionais da arquitetura moderna em São Paulo, o cenário da exposição “Lina em Casa: Percursos”, oferecendo a atmosfera da residência em que Lina e Pietro viveram por 40 anos. A exposição, apreciada com muito detalhe pelo grupo AD, segue até o dia 19 de julho e integra a programação de atividades relacionadas ao centenário de nascimento da artista, iniciado em agosto de 2014 e estendendo-se até este ano.
Foi realmente uma viagem no tempo. Vale a pena conferir!