Joinville (SC) realiza nos dias 2 e 3 de maio a 9a Festa do Anthurium
Joinville realiza nos dias 2 e 3 de maio a 9ª edição da Exposição e Feira do Anthurium. O evento que se realiza na a Chácara Holz, Estrada da Ilha, 1260, é uma iniciativa da Associação de Protetores da Agricultura Familiar da Região de Pirabeiraba, com patrocínio da Fundação Cultural de Joinville através do SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura.
Além do anthurium e das orquídeas em inúmeros cores e tamanhos em flor e em mudas, os visitantes poderão adquirir flores de época, variados produtos coloniais, tais como palmito cultivado, strudel, bolachas, mel, mangarito, queijos, salames, caldo de cana, cachorro quente, café e cucas pinturas em tecido, vasos, bauermalerei, artesanato típico da região entre outros.
O anthurium é uma flor muito estimada para decoração de interiores, arranjos para festas, pela sua beleza e longa duração. Também é muito utilizada para embelezar os jardins, porém em locais de meia sombra e umidade.
Na 9ª Festa do Anthurium vale a pena aproveitar o almoço, que este ano terá novidades em seu cardápio, mas tendo sempre mangarito como ingrediente principal. O mangarito há alguns anos quase esquecido voltou com força no cultivo dos agricultores, sendo uma iguaria para a preparação de pratos elaborados e saborosos.
Haverá ainda uma exposição de fotos e documentários históricos dos 156 anos da comunidade de Pirabeiraba e momentos artísticos e culturais.
A 9ª Feira e Exposição do Anthurium e do Mangarito terá também atrações artísticas e culturais – corais e música típica, além de oficinas de arranjos florais e de cultivo de anthurium. À tarde estará ao dispor o café rural com cucas e os autênticos e deliciosos sanduiches rurais.
A Chácara Holz faz parte do Roteiro das Flores, do Turismo Rural de Joinville e possui belíssimo bosque de anthurium, com dezenas de tipos e cores que encantam os visitantes.
Mangarito, de nome científico Xanthosoma mafaffa Schott é um tubérculo cor de manga, uma raiz semelhante à batata inglesa ou cará, frequentemente confundida com uma espécie de inhame. Em Santa Catarina, no Vale Europeu e em Joinville, especialmente na Estrada da Ilha, o mangarito vinha sendo cultivado anos atrás, mas depois quase caiu em extinção.
Quando a Feira e Exposição do Anthurium foi criada, em 2006, os organizadores escolheram o mangarito como um dos ingredientes principais do almoço na festa, vários agricultores da região se animaram a plantar e cultivar o tubérculo novamente. Hoje a produção já é bem significativa e os restaurantes do Núcleo de Gastronomia da CDL já estão experimentando o preparo de receitas com mangarito, para serem incluídos nos seus bufês e pratos a La Carte.
Como outros tubérculos o mangarito é versátil na preparação de deliciosos pratos como purê, recheio de raviólis, escondidinhos, simplesmente cozidos ou fritos e fica delicioso servido com molho de carne ou frango. Aliás, sua textura única e sabor suave permitem combinações perfeitas com molhos suaves à base de manteiga e queijos de sabor brando ou mesmo com molhos de carne e frango. Portanto, na Festa do Anthurium em sua 9ª edição o mangarito será encontrado no bufê do almoço, com molhos e vários outros acompanhamentos.