Luxo nas alturas
Se eles moram num palácio, o de Buckingham, em Londres, é natural que viagem num avião à altura da realeza. O príncipe Charles e sua mulher, Camilla, cruzam o Atlântico a bordo do Heir Force One, um Airbus de luxo A320 que possui quarto, escritório e banheiro privado com torneiras de ouro. Charles fretou o avião da base da empresa Masterjet, em Paris. O mesmo avião num voo comercial suporta 180 passageiros, já o veículo alugado por Charles leva somente 26.
O jato é equipado com máquina de café, wi-fi, satélite para telefone, um sistema de TV de 10 canais com cerca de 200 filmes para escolher, duas TVs de 42 polegadas, cinco de 21 e oito de 10 polegadas, um quarto master, escritório, banheiro e chuveiro na ‘suíte presidencial’. Segundo o Daily Mail, o aluguel da mega máquina custa cerca de 120 mil libras por quatro dias de uso.
O valor gasto gera discordia, pois os britânicos estão bem preocupados com a gastança do seu príncipe, já que em 2011, quando Charles visitou pela última vez os Estados Unidos, optou por usar um jato particular de propriedade do financista texano Joe Allbritton. Mas, em dezembro de 2013, ele gastou 246 mil libras num jato particular para o funeral de Nelson Mandela, na África do Sul, outras 350 mil em visita à Índia, e 228 mil quando foi ao Oriente Médio. “Os detalhes sobre as despesas de viagem serão divulgadas na forma habitual, ainda este ano, nas contas Sovereign Grant“, disse um porta-voz da Clarence House.