Deborah Colker em JP
João Pessoa vai receber a turnê de “Belle”, novo espetáculo da cia. Deborah Colker. A renomada companhia de dança passará pela Capital paraibana nos dias 25 e 26 de março.
Belle é inspirado no romance Belle de Jour, lançado em 1928 pelo escritor franco-argentino Joseph Kessel e transformado em um clássico do cinema surrealista quase quatro décadas depois, em 1967, por um de seus maiores mestres, o mexicano Luis Buñuel (1900-1983).
A obra aborda a história de Séverine, uma burguesa casada com o doutor Pierre que passa suas tardes trabalhando num bordel. “O livro de Kessel foi meu timoneiro”, define Deborah Colker em material divulgado para a imprensa. “Mas o meu desafio era traduzir em movimentos a dicotomia brutal e tão profundamente humana que move a história desta mulher. E, pela própria natureza da linguagem coreográfica, meu espetáculo traduz uma leitura muito mais poética do que propriamente narrativa da trama.
Para esse trabalho, Deborah pensou em duas bailarinas para representar o mesmo personagem por causa de sua vida dupla. “Tanto no romance original quanto no filme de Buñuel, Séverine e Belle são a mesma pessoa. E, como na dança tudo é transmitido através do corpo, para mim foi necessário encarnar este duplo em duas bailarinas que fossem o oposto perfeito uma da outra. Uma é alta, controlada, fria, sistemática. A outra é baixa, vulcânica, intensa, animal” explicou a diretora.
A trilha sonora que vai do gênio de Miles Davis – Jazz – ao Velvet Underground de Lou Reed – Rock -, passando pela música eletrônica. Assim, Belle se estrutura em dois movimentos. No primeiro, a ação se concentra na casa de Séverine e culmina em sua descoberta clandestina do randevu.
No segundo, integralmente passado no habitat de Belle, seu duplo, o elenco feminino troca as sapatilhas por sapatos de salto alto, mas há poucas mudanças de cenário. Uma opção que reforça a leitura pessoal e intransferível do romance pela coreógrafa.
Esta obra mostra bem uma essência erótica, parte da natureza humana, trabalhada com sutileza e elegância. Resta agora esperar pela chegada da Cia de dança mais aclamada do país.