6º Fórum de Turismo do RN e Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN, (Femptur-RN) serão realizados no Centro de Convenções de Natal.
Nos próximos dias 19 e 20 de março será realizado no Centro de Convenções de Natal, o 6º Fórum de Turismo do RN, promovido pela Argus Eventos. Uma das novidades deste ano é a realização da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN, a Femptur-RN, que oferecerá diversas oportunidades para quem gosta de viajar.
O Fórum de Turismo reunirá cases de sucesso potiguares e do Brasil.
“A feira, aberta ao público, terá 92 estandes comerciais e reunirá municípios de comprovada vocação turística ou que tenham produção associada ao setor, além de produtos diversificados, como meios de hospedagem, empresas de passeios, agências de receptivo e outros segmentos que orbitam no turismo, desde empresas de amenities da hotelaria (shampoo e sabonete de hotéis) a até uma concessionária (Renault), que mostrará sua nova linha de utilitários, vans e minivans na Femptur”, explica Antonio Roberto Rocha, um dos organizadores, ao lado do empresário Gustavo Porpino.
As cidades de Natal, Tibau do Sul-Pipa, Mossoró, Guamaré, Grossos, Galinhos, Porto do Mangue, Parnamirim, Nísia Floresta, Maxaranguape, Cerro-Corá, São Gonçalo e Santa Cruz já confirmaram presença.
“Haverá lounges e espaços institucionais (Sebrae, Fecomércio e Banco do Nordeste terão espaços grandes para dar orientação sobre financiamentos, capacitações, cursos, etc), além de palco para apresentações culturais, mostra de artesanato (Semtas e Sethas – Natal e RN) e uma inédita exposição do acervo que integrará o futuro Museu da Rampa”, adianta Gustavo Porpino.
Durante a Femptur, também será anunciado que o acervo do Museu da Rampa, já catalogado, será abrigado na Arena das Dunas, enquanto o Museu da Rampa não sai do papel.
Destaques nacionais em Natal
Além da feira, haverá profissionais de importância nacional, conduzindo os painéis sobre assuntos mais atuais do turismo, como o escritor e consultor de turismo, Ricardo Freire, que criou o site www.viajenaviagem.com.br e que introduziu a Revista Viagem e Turismo. Ele falará, no primeiro dia de evento, sobre como preparar um destino para o novo tipo de turista de hoje em dia: o turista independente, que organiza sua viagem pela internet.
Em seguida, haverá um painel sobre gastronomia e turismo, mostrando cases de sucesso desta área em expansão.
Outro tema abordado no evento será como o RN pode reconquistar o turismo internacional. Para falar sobre isso, representantes de operadoras de diversos países, além do secretário de Estado de Turismo potiguar, Ruy Gaspar e de Ernest Guitart, diretor do hotel Serhs.
O segundo dia do Fórum começa com um painel sobre gestão pública do turismo, que contará com representantes do SEBRAE e com a ex-presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditor) e atual consultora de gestão pública no turismo, Cláudia Pessoa. Haverá também representante do Ministério do Turismo neste momento do evento.
As pratas da casa – os cases de sucesso do turismo potiguar – também estarão presentes no evento, relatando seus segredos profissionais: o comerciante João da Castanha, o chef do restaurante Quintal da Vila, em Currais Novos, Walter Dantas, e Jares Ponciano, da Pousada Sagi-Iti, que já recebeu o prêmio da Revista Viagem e Turismo, na categoria inovação.
O evento se encerra com a apresentação do presidente do São Paulo Convention Bureau, Toni Sando, abordando o “impacto dos eventos na economia do Turismo”. Entre os debatedores deste painel, estão as entidades locais relacionadas, como o Natal Convention Bureau e a Associação Brasileira de Empresas de Eventos, seccional RN.
O 6º Fórum de Turismo do RN e a 1ª Femptur contam com o apoio da Fecomércio, Senac, Sebrae e Banco do Nordeste, além do Governo do RN e da Prefeitura de Natal. Quatro entidades também colaboram: Natal Convention, Coohotur, ABIH-RN e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN.
Sobre a Argus Eventos
É a empresa responsável, entre outros projetos, pelo “Educar para o Turismo”, que leva estudantes da rede pública para conhecer o potencial turístico-cultural de Natal em city-tours com ônibus e guias de turismo, além de posterior acompanhamento pedagógico através de cartilha. O projeto foi enaltecido, no final de 2014, pelo Ministério do Turismo, Fundação Getúlio Vargas e Sebrae, que deram a Natal o prêmio de maior “Avanço Social no Turismo” em todo o Brasil, devido ao projeto.
Um trabalho desenvolvido para o município de Santa Cruz, e que depois teve a participação do Sebrae, foi vencedor no Ministério do Turismo em concurso nacional entre municípios com potencial no turismo religioso. Santa Cruz teve a maior nota do Brasil.
SERVIÇO:
Fórum de Turismo do RN
Data: 19 e 20 de março
Das 9h às 18h30
Local: Centro de Convenções de Natal
As inscrições durante o mês de fevereiro custam R$ 50 (estudantes) e R$ 100 (profissionais).
Femptur
Data: 19 e 20 de março
Das 9 às 21h, com atrações culturais, das 19h às 21h
Local: Centro de Convenções de Natal
Entrada franca