A MINA é uma das novas atrações de GRAMADO (RS)
Gramado possui agora o parque temático A MINA, uma réplica das Minas de Extração de Pedras Preciosas. Localizado junto ao Parque Tomazini, na linha Corazal, a Mina apresenta mais de 800 pedras preciosas, algumas com mais de 3 metros de altura e com pesos que ultrapassam 3,5 toneladas.
Acompanhado dos proprietários Marli Batista e Júlio César Bortoluzzi fiz um tour pelo local, recebendo uma verdadeira aula de conhecimento deste último.
Ao ingressar no local passei por um túnel de 80 metros, que simula as minas gaúchas de ametista. Além da ametista, ágatas, citrinose cristais também podem ser observados.
As peças foram colecionadas há mais de 30 anos pela família Bortoluzzi, de Soledade (RS) e extraídas de diferentes partes do mundo, como Africa do Sul, a Jade da China, Peru, Bolívia, Colombia, Espanha, Uruguai e México, entre outros.
Me chamou a atenção a Turmalina Paraíba de São José da Batalha (PB) (FOTO), uma das pedras preciosas mais caras da atualidade.
Das peças expostas 90% foram extraídas de solo do Rio Grande do Sul. Ao final do tour o visitante para na loja de produtos feitos com pedras preciosas e aproveita para um lauto almoço no restaurante do Parque Tomazini.
Serviço: A MINA funciona de terça a domingo das 9h00 às 17h30. Bairro Carazal. Fone (54) 9637-3016. email:amina@aminadegramado.com.br