Pérolas: como cuidá-las?
Pérolas são tão eternas quanto diamantes, mas merecem atenção especial. Raras, elas são produzidas a partir de um grão de areia dentro de uma ostra ou – de maneira mais barata e industrial – cultivadas com o enxerto de um objeto dentro do molusco. O processo de dá tanto em águas doces (com pérolas mais irregulares) ou salgadas (com pérolas mais redondas e uniformes).
Para manter suas pérolas bonitas, Camila Rossi, professora de joalheria no curso de moda da FAAP deu as dicas.
Como saber se a pérola é verdadeira?
– “Primeiramente você tem que comprar em um lugar confiável. Reparar se ela descasca, principalmente perto do furo que recebe o cordão, também é uma boa ajuda”, explica.
Como guardar
– Use sempre uma tecido ou saquinho de veludo e evite atritos. “A pérola é sensível e risca com muita facilidade”, explica.
Limpar
– Depois de usar, passe um pano úmido em água morna e seque. Assim os produtos ou a gordura natural do corpo não se acumulam.
– As péroals de água salgada merecem banhos em uma vasilha de água com um pouco de sal.
– Para deixá-las brilhantes, coloque um pouco de azeite numa flanela e esfregue sobre a pérola. Depois seque e lustre com uma flanela seca.
Evite
– Aplicar cremes e perfumes sobre as pérolas, pois elas podem manchar. “Primeiro aplique-os e espere o corpo absorver, só assim coloque suas joias.”
– Nunca aplique nenhum substância química nas pérolas.
Curiosidade
– Sabe aquele nozinho que vem no fio de algodão no meio do colar, que separa uma pérola da outra? Ele tem também a função de evitar que, caso o cordão arrebente, as pérolas saiam rolando por aí.
(Fonte: Chic)