Festa da Galinha e da Cachaça agita Alagoa Nova (PB)
Alagoa Nova na Região Metropolitana de Esperança e na unidade geo ambiental do Planalto da Borborema na Paraíba realizou com sucesso a Festa da Galinha e da Cachaça. Atendendo à convite do Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano estivemos visitando a cidade que em 1874 foi palco da Revolta do Quebra-Quilos. Na ocasião o arquivo da prefeitura foi incendiado, o que fez com que se perdesse parte da história do município.
Lagoa de Alagoa Nova (Foto: Divulgação)
Antes de chegar a Alagoa Nova fomos almoçar no restaurante e adega do Bianão. O proprietário e chef do restaurante é o paraibano Fabiano (Bianão) Matias da Costa, que após ter trabalhado no SNI (Serviço Nacional de Informações) em Brasília e se aposentar resolveu voltar para a terra natal e se dedicar à sua grande paixão: a culinária.
Grupo de Jornalistas e o Bianão
Tivemos o privilégio de à beira da lareira (quente que só…e todos sabem porquê…) ter o Bianão que também é músico com seu violão ter encantado a todos com lindas canções. O restaurante que mais parece uma adega européia, fica a 14 km de Alagoa Nova, no Vilarejo Ciro Cardoso. Na casa rústica, que completa 190 anos de construção, Bianão se refugia do mundo. Os 120 pratos do cardápio vão do popular ao sofisticado: o visitante pode provar desde o capão e a galinha com xerém e um risoto molhado, até receitas da cozinha internacional, como salmão, fondue e bacalhau. Ele nos preparou um prato típico da Turquia.
BIANÃO (Foto: Rogério Almeida)
Fiquei impressionado com a casa e o `savoir faire´de Bianão. Perguntei se ele preparava um escargot e ele me disse que não, pois só cozinha aquilo que gosta de comer. `E escargot não!”, bradou Bianão.
Visitantes de Campina Grande fizeram questão de conhecer o Bianão (Foto: Rogério Almeida)
Turismólogo Dorgival Macedo e Bianão (Foto: Rogério Almeida)
Rogério Almeida e Bianão
Bianão e seu violão (Foto: Rogério Almeida)
Depois do almoço seguimos para Alagoa Nova, que fica a 875 metros acima do nível do mar. Depois de um rápido passeio pelo centro da cidade, onde vimos a Lagoa que parece a Solon de Lucena, de João Pessoa, estivemos na praça principal do show, e lá vimos a imensa galinha, a mascote da Festa.
Grupo com o Prefeito Cleber Moraes
Com uma população estimada em 19.146 habitantes (IBGE 2006), Alagoa Nova participa dos Caminhos do Frio, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, o Sebrae e as prefeituras das cidades participantes.
Maria Eduarda Moraes e Jimenna Oliveira (Foto: Rogério Almeida)
O Festival da Galinha e da Cachaça contou com produção e exposição do artesanato local, programações culturais nas escolas¸ Curso gastronômico, Cinema cultural¸ Gincana Cocoricó¸ IV Edição do Chá de Chocolate¸ Vila Gastronômica dos Bares e Restaurantes, Feira do Agricultor, II Campeonato “Os Biriteiros e Comilões” (Jogo de Futebol), Vila Gastronômica, Forró Pé-de-Serra, e Shows Musicais.
Deputada federal Nilda Gondim e Prefeito de Alagoa Nova, Cleber Moraes ( Foto: Rogério Almeida)
À noite participamos do camarote do prefeito Cleber Herculano de Moraes, onde ele recebeu políticos, amigos e convidados. O prefeito ficou chateado com o cancelamento do show de Amazan, que estava previsto para a noite, mas a cantora Eliane fez um grande espetáculo que entrou pela madrugada.
Galinha, Rogério Almeida, Ana Célia Macedo e Alessandra Lontra
A expectativa do prefeito é que a cidade permaneça na rota do turismo paraibano, firmando-a como um ponto de parada das caravanas de estudantes e dos amantes do turismo rural e de aventura, tendo como a agricultura familiar e da avicultura, na galinha de capoeira como o carro-chefe da alimentação nordestina.
Hilton Rufino e Danielle Ivna da Prefeitura Municipal de Alagoa Nova ( Foto: Rogério Almeida)
Katia (Correio da PB), deputada federal Nilda Gondim, Teresa Duarte (Jornal A UNIÂO)
Deputado estadual Ivaldo Moraes, Senador Vital do Rego, Prefeito Cleber Moraes e Veneziano Vital do Rego
Marilene Sobreira (PBTur), José Alves (Jornal A UNIÂO), Rosa de Lourdes (PBTur) e Dorgival Macedo no estande de divulgação de informações turísticas da PBTur ( Foto: Rogério Almeida)