Show
João Pessoa recebe neste sábado (16), o show da turnê “Avante”, trabalho mais recente do músico pernambucano, Siba. A apresentação acontece a partir das 20h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural. O espetáculo integra série de shows patrocinada pelo programa Natura Musical, assim como a coletânea produzida pelo músico pernambucano com músicas dos seus quatro discos “Violas de Bronze”, “Fuloresta do Samba”, “Toda vez que dou um passo o mundo sai do lugar” e “Avante”, para venda exclusiva na turnê.
O artista consegue traduzir a pluralidade da música brasileira, misturando ritmos regionais como o Maracatu, com música experimental e com o rock, resultando em uma sonoridade contemporânea e original.
Siba – Nascido em Recife em uma família que até hoje mantém forte ligação com suas origens rurais, ele cresceu entre a cidade e o interior. Desde seus primeiros contatos com as tradições da Mata Norte, começou uma longa história de aprendizado e colaboração, exercitando ao longo dos anos os fundamentos da poesia ritmada para se tornar um dos principais mestres da nova geração do maracatu e dos cirandeiros. Ao mesmo tempo, como líder da banda Mestre Ambrósio, desenvolveu um estilo musical inovador e singular, no qual o diálogo entre o tradicional e o contemporâneo, o passado e o presente, a rua e o palco são marcas distintas.
Após viver em São Paulo por sete anos, Siba voltou para Pernambuco em 2002 para começar a Fuloresta, que fez oito turnês europeias entre 2004 e 2011, desenvolvendo com o tempo sua habilidade de adaptar uma música que dura a noite inteira para o formato mais conciso dos palcos.
“Toda vez que eu dou um passo/O mundo sai do lugar” foi o segundo lançamento de Siba e da Fuloresta, com letras diretas de uma poesia intensa, cirandas, cocos-de-roda e frevos misturados com dubs, guitarras e pianos elétricos e uma orquestra de sopros executando arranjos inovadores, junto a convidados muito especiais, como Céu, Beto Villares, Marcelo Pretto, Fernando Catatau, Isaar França e o cirandeiro Zé Galdino. Este álbum foi indicado ao Grammy Latino e recebeu prêmio de melhor álbum do prêmio da música brasileira.
Em “Avante”, Siba mistura, com harmonia, poesia, ciranda, humor, cultura popular, rock e outras referências, produzindo, mais uma vez, um resultado único.