Ministro do Turismo assiste ao por-do-sol de Cabedelo e promete providências
O Ministro do Turismo, Vinicius Lage, visitou, na última sexta-feira (08), o Parque Municipal da Praia do Jacaré, em Cabedelo. Além de contemplar um dos pontos turísticos mais importantes da Paraíba, Lage aproveitou para conhecer o projeto, elaborado pela Prefeitura de Cabedelo, de ordenamento, sinalização e urbanização do espaço e prometeu providências junto ao MPF e à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), no tocante à prorrogação do prazo para que os bares sejam retirados da praia de Jacaré, marcada pelo Ministério Público Federal (MPF) para o próximo dia 28.
Secretário de Meio Ambiente de Cabedelo Walber Farias, o Ministro do Turismo Vinícius Lages e o Jurandy do Sax apresentando o Bolero de Ravel
(Foto- Prefeitura de Cabedelo)
” No Ministério do Turismo já estávamos apoiando um estudo de requalificação dessa área para atender às exigências da legislação. Precisamos ajudar, pois não adianta apenas destruir um equipamento que tem grande importância para o destino turístico paraibano sem pensarmos numa solução viável e em curtíssimo prazo. É importante ganhar tempo para que a Prefeitura possa implementar o projeto numa área própria, sem fazer ocupação de áreas irregulares, atendendo ambas as partes e respeitando sempre a legislação”, destacou o Ministro.
Secretário de Turismo de Cabedelo, Omar Gama (Foto: Prefeitura de Cabedelo)
O projeto para o Parque do Jacaré foi desenvolvido pela Prefeitura de Cabedelo, através das Secretarias Municipais de Turismo, do Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) e do Planejamento do Uso do Solo, e visa o ordenamento, a sinalização e a urbanização do Jacaré. A idéia é tirar todos os bares e restaurantes da lâmina d´água e transportar para o lado da rua.
Presenças do secretário municipal de Turismo, o Diretor de Mercados Internacionais da Embratur, o paraibano Gilson Lira; o secretário municipal de Meio Ambiente, Walber Farias; o presidente da Associação de Bares e Restaurantes da Praia do Jacaré, Leonardo Mendes; o presidente da Comissão de Associações da Praia do Jacaré, Clenildo Costa; dentre outras autoridades locais e estaduais.
O projeto – O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Cabedelo, através das Secretarias Municipais de Turismo, do Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) e do Planejamento do Uso do Solo, prevê a retirada dos bares da lâmina d’água para outro local, dentro do Parque, e que privilegie a contemplação do evento do Pôr do Sol, principal ponto turístico da cidade. Para tanto, já encontra-se empenhado, na Caixa Econômica Federal, R$ 1,5 milhão, recurso vindo do Ministério do Turismo.