Londres inova transformando bancos em formatos de livros
Londres cidade em que morei por 4 anos e está na minha lista das 10 mais, acaba de apresentar mais uma inovação neste verão. Trata-se do banco literário, ou seja, cerca de 50 bancos de jardim foram transformados em formato de livro como parte de um projeto de incentivo à leitura e combate ao analfabetismo.
Os 50 bancos foram colocados em diferentes locais de Londres estão fazendo parte da paisagem da capital inglesa até 15 de setembro. De clássicos da literatura a romances modernos, passando por livros infantis, os bancos de jardim integram o projeto “Books About Town” e foram criados por artistas locais.
A lista completa dos livros que inspiraram cada banco e dos artistas que os criaram, pode ser encontrada no site do projeto. Há ainda quatro roteiros para quem quiser ver todos os bancos literários e o site disponibiliza também mapas e questionários para cada um dos roteiros.
No dia 7 de outubro, os bancos vão ser leiloados e a renda será doada à National Literacy Trust, uma instituição de caridade dedicada a aumentar os níveis de alfabetização no Reino Unido.