Suíça
Medalha de prata no fim de junho na etapa de Stavanger, na Noruega, a dupla Ricardo e Álvaro Filho volta a disputar o Circuito Mundial de Vôlei de Praia, a partir desta quinta-feira (10). Já classificados para a fase de grupos, eles entram em quadra, desta vez, no Grand Slam de Gstaad, na Suíça.
A parceria está no grupo H e tem pela frente os italianos Andrea Tomatis/Alex Ranghierie e os austríacos Clemens Doppler e Alexander Horst no primeiro dia de competição. Na última rodada enfrentam os suíços Philip Gabathuler eMirco Gerson.
Gstaad é o quinto Grand Slam da temporada 2014 do Circuito Mundial, que também teve a disputa de quatro Opens (Praga contou apenas com o torneio feminino) até agora. A dupla campeã na Suíça soma 800 pontos na briga pelo troféu geral, contra 500 pontos por um título de etapa do Open.
No ano passado, inclusive, o baiano Ricardo e o paraibano Álvaro Filho foram campeões da etapa de Gstaad depois de vencer na época os compatriotas, e agora ex-parceiros, Bruno Schmidt e Pedro Solberg, por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/18.
A cidade, que fica nos Alpes Suíços, é uma das mais tradicionais a receber o Circuito Mundial e é apontada como um dos torneios favoritos dos atletas. A primeira etapa disputada por lá aconteceu em 2000. Desde então, sempre foi incluída no calendário. Em 2007, inclusive, foi sede do Campeonato Mundial (uma espécie de Copa do Mundo da modalidade). E o país com mais conquistas na Suíça é o Brasil, com 18 medalhas no feminino, sendo sete de ouro, e outras 17 no masculino, com seis títulos.