Inaugurado o voo Belém-Lisboa pela TAP Portugal
Uma reivindicação de muitos anos se torna realidade com a inauguração Belém nesta terça-feira (3) do primeiro voo da TAP Portugal ligando a capital paraense à Lisboa.
O vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, acompanhado do presidente executivo da companhia, Fernando Pinto, e de diversas autoridades inaugurou oficialmente o voo, que terá, a partir de então, três frequências semanais, às terças-feiras e quintas-feiras e domingos.
A nova rota, instalada com o apoio do governo do Estado, abre o mercado europeu para os produtos e cultura do Pará.
A empresa portuguesa inicia o trecho com mais de 20 mil reservas já feitas, o que, segundo Fernando Pinto, superou a expectativa da TAP. Segundo o executivo, a estimativa é ampliar o trecho para voos diários entre Lisboa e as cidades de Belém e Manaus.
Helenilson Pontes destacou que o voo Belém-Lisboa vem se somar ao voo Belém-Miami como resultado de uma decisão política do governo do Estado em internacionalizar o Pará e colocar a Amazônia em destaque dentro do cenário turístico e dentro dos interesses dos negócios nacionais e internacionais.
Para o vice-governador, a ligação de Belém com mais de 50 destinos na Europa, a partir de Lisboa, abre um leque de possibilidades para toda a região amazônica e resgata a autoestima do povo paraense. “Tenho certeza que este voo vai gerar muitos ganhos para o Estado, levando a cultura, a gastronomia, os costumes e a beleza do Pará a todo o mundo”, afirmou.
Os voos Belém-Lisboa são feitos em um Air Bus 330 com capacidade para 263 passageiros. A viagem parte de Lisboa às 9h30, chega a Manaus às 13h30 e, uma hora depois, segue para Belém, às 17h40. As 19h10, o voo parte da capital paraense em direção a Lisboa, aonde chega às 6h45 do dia seguinte (hora local), transportando mais de 6,3 mil passageiros nos dois sentidos.
O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, que veio de Lisboa no primeiro voo juntamente com uma comitiva de empresários, jornalistas e representantes de associações de turismo da Europa, destacou que o voo resulta de articulação política entre o governo e a iniciativa privada, para estabelecer um elo de confiança e dar garantias de que a abertura do trecho seria economicamente viável. “O Estado ansiava há muito tempo por este voo, que vem incrementar a economia do Pará e de toda a região Amazônica”, declarou.
Com mais este trecho, a TAP Portugal passa a voar de doze cidades brasileiras. É a companhia aérea que mais leva brasileiros para a Europa e também a única que voa de Norte a Sul do Brasil para mais de 50 destinos europeus. Para o presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, esta nova possibilidade de intercâmbio entre o Pará e o mundo traz, além de um canal de divulgação da cultura do Estado, “um incremento à economia local, além de novas possibilidades de emprego e renda”, explicou.