Regionalidade
Os mais de 80 profissionais convidados para projetar os 39 ambientes da CASA COR Paraíba integraram o time da mostra com o compromisso de mostrar as principais tendências em arquitetura, design e paisagismo, mas eles estão indo além. Detalhes diferenciados, participação de artistas renomados e sustentabilidade vêm se fazendo presente nos espaços, como é o caso do Banheiros Públicos.
Criado pelos arquitetos campinenses Ana Cristina Batista, Aucélio Monteiro Filho, Daniella Figueiredo, Maria do Socorro Fernandes e Yuri Fernandes, o ambiente será repleto de toques especiais, como explica Maria do Socorro. “Em todos os nossos projetos, nós fazemos questão de destacar a sustentabilidade, mas, para a CASA COR Paraíba, também quisemos trazer o forte traço da nossa região.”
Para isso, ao quinteto convidou o artista pernambucano radicado em São Paulo Derlon Almeida, que vai produzir obras especialmente para o ambiente, trazendo a união entre elementos do grafite e da xilogravura em sua arte minimalista. “No hall de entrada do banheiro, nós teremos um grafite do artista representando a família do sertão nordestino e, na parte externa, no jardim, outra obra dele fará a ligação dos dois ambientes com elementos representativos da natureza”, detalha Daniella Figueiredo.
Finalizando o espaço, os arquitetos também vão usar as esculturas do artista paraibano Bento de Sumé, que, com a Imburana – árvore típica da Caatinga – produz obras rústicas, cheias de personalidade que trazem a identidade da vida do Sertão. “Com esses elementos dos dois artistas, estamos imprimindo no nosso ambiente tendências atuais sem perder a originalidade da nossa região”, finaliza Daniella.