Vendas online: Bares e restaurantes conectam-se ao mundo digital em busca da sobrevivência de seus negócios
O comportamento de consumo online vem ganhando destaque durante os últimos tempos, mas nada comparado ao que observamos desde o início da pandemia ocasionada pelo Coronavírus, em todo o mundo. Segundo a Boa Vista, empresa de informações de crédito com abrangência nacional, dentre 600 entrevistados, 29% dos consumidores* passaram a fazer compras online neste período e, consequentemente, a utilizar mais plataformas digitais de vendas.
E no setor de alimentação fora do lar não foi diferente. Os donos de restaurante observaram que, mediante a determinação de isolamento social, seus clientes também estavam procurando os meios digitais como canal de consumo. Logo, quem já era adepto à presença online e ao delivery, saiu na frente. Mas que não, foi obrigado a se reinventar e readaptar as suas operações.
Assim, a automação comercial e as tecnologias de gestão adquiriram enorme força no ramo de food service, colaborando para o surgimento de novas plataformas e melhoria das que já existiam, passando a ser essenciais para a sobrevivência de qualquer negócio.
Vender online é a chave para permanecer ativo
Novas operações requerem preparo e atenção redobrada aos detalhes. Nem só de embalagens bonitas e presença em um marketplace vive um delivery. É preciso muita estratégia, criatividade e melhoria de processos dentro e fora da cozinha.
Segundo a empresa de tecnologia especializada em softwares para gestão de restaurantes, MVarandas, a presença online e a informatização do negócio são o segredo para continuar vendendo em meio a crise. “Ter um bom sistema de gestão, controle total de todas as atividades, estar presente nos principais apps de delivery ou, quem sabe, possuir a sua própria plataforma, são recursos indispensáveis. Não apenas, mas principalmente no cenário atual”, pontuou Marcus Varandas, CEO da empresa que está há 25 anos no mercado. A logística de entrega também é fator decisivo para garantir um ciclo de vendas completo.
Experiência do consumidor
Em paralelo, o cuidado com a trajetória de consumo do cliente também requer cuidados. Atendimento rápido, dentro do prazo e comida de qualidade são requisitos básicos para qualquer serviço, é necessário pensar no que pode ser feito de diferente. Marcus Varandas aconselha apostar em estratégias de fidelização como cupons de desconto, sorteios e promoções; ter um bom pós-venda, onde o cliente possa dar seus feedbacks e manter relação com o estabelecimento; e investir em marketing digital.
Reabertura dos restaurantes e o “novo normal”
Até retornarem as atividades nos salões, bares e restaurantes passarão por diversas transformações. Redução da quantidade e distanciamento entre mesas e cadeiras e disponibilização de pontos de álcool em gel para funcionários e clientes são algumas das medidas a serem adotadas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Também já é sabido que o delivery tem sido – e continuará sendo – uma ótima solução para mantê-los ativos, mas a partir de agora, pensando no retorno, a “bola da vez” é o cardápio digital. Essa ferramenta vem se destacando com o objetivo de facilitar as operações, minimizar o manuseio de objetos compartilhados, como cardápios físicos e maquinetas, diminuindo o risco de contaminação entre consumidores e colaboradores.
“O cliente chega ao restaurante, aponta o celular para o QR Code impresso em local estratégico, visualiza os produtos disponíveis, realiza pedido – que “cai” automaticamente para a cozinha – e, ao final, paga online”, explicou Varandas, citando o funcionamento do Cardápio Digital com leitura via QR Code desenvolvido pela em MVarandas.