Leitura
O antissemitismo – ódio e o preconceito contra o povo judeu e sua cultura é o tema do livro “A Chave – A origem do antissemitismo”, de Valberto Alves de Azevedo, que será lançado no dia 26 de maio, às 18h, na Livraria Leitura. O tema vem sendo estudado há séculos por diversos autores. Com 387 páginas Valberto Alves aprofunda o assunto e analisa diversos aspectos da questão que incluem conceitos históricos e científicos.
No livro A Chave – A origem do antissemitismo, o autor afirma que o Novo Testamento é um dos documentos responsáveis por este antissemitismo. “É um documento antissemita muito mais do que evangelizador, e muito do que está escrito foi baseado em informações que não correspondem com a verdade dos fatos ocorridos. Isso devido à dificuldade que os evangelistas, por não serem judeus, tiveram em escrever na língua Hebraica”.
Segundo Valberto Azevedo um dos aspectos mais importantes do livro é explicar a linhagem de Jacó, desde Adão até Abraão, a partir do qual teria se desenvolvido as três grandes religiões da Humanidade: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
Apaixonado pelas Ciências Humanas apesar de ter feito Engenharia Civil e Administração de Empresas, Valberto Azevedo pesquisa o assunto há mais de dez anos e analisa ainda alguns paradoxos que se encontram nos textos bíblicos, entre eles, a questão entre o bem e mal, ciência e fé, vida e ressurreição, além de explicar o ‘porque’ da existência de algumas passagens bíblicas utilizando-se das contribuições de autores consagrados como Abrahão, David, Salomão, Maimônides, Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau e Einstein, entre outros, para extrair a seguinte conclusão: “As religiões, muitas vezes, levam o homem a revelar um comportamento que nem sempre é o correto às vistas das recomendações do próprio Criador”.