Tendências para 2021
O mercado imobiliário inicia o ano com grandes expectativas e de olho nas novas necessidades dos consumidores. Pesquisa da Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), aponta crescimento da intenção de compra de imóveis para patamares pré-pandemia.
A pesquisa também mostra que os compradores têm novas exigências. Essa mudança de comportamento reflete o desejo das pessoas de aproveitarem mais os espaços da casa. Segundo a pesquisa, 15% dos entrevistados apontaram que o isolamento social interferiu no estilo de imóvel desejado. Com isso, 19% responderam que não comprariam hoje um imóvel sem varanda, por exemplo.
O CEO da Alliance, construtora número um na Paraíba no ranking INTEC 2020, Hugo Montenegro, explica que durante a quarentena as pessoas tiveram que permanecer mais tempo em seus lares e com isso conseguiram observar aspectos que antes não estavam atentas:
“Muita gente descobriu áreas em suas residências que não ofereciam tanto conforto ou com espaços que não eram tão utilizados. Isso provocou uma mudança de comportamento em relação à necessidade real que as pessoas tinham até então na aquisição dos seus imóveis”
O executivo afirma ainda que imóveis com áreas externas, que são ventilados e que possuem boa iluminação natural podem vir a ser mais desejados. Além disso, há uma tendência entre produtos que já possuem casas prontas como Alliance House, condomínio fechado de casas prontas para morar, que entrega exatamente o que o cliente procura: alto nível de conforto e segurança, com espaços amplos e com muitas funcionalidades.
Vendas online – A pandemia também trouxe mudanças na forma como as empresas deste mercado vendem o seu produto. Com a quarentena do ano passado e o distanciamento social, que ainda está sendo mantido esse ano, foi necessário se adaptar e empresas que não estavam preparadas saíram perdendo.
Para Hugo Montenegro as empresas, independente do ramo que atuam, precisam proporcionar ao seu cliente soluções informatizadas e online para facilitar na hora da compra, como foi o caso da Alliance: “Já vínhamos investindo em tecnologias e soluções ágeis para nossos clientes. Com a pandemia, a venda online se mostrou uma solução bastante interessante para os clientes que queriam pesquisar, ou descobrir quais imóveis estavam disponíveis para venda”, explica ele.
O CEO reforça que, apesar de estar cada vez mais em evidência, o contato online não dispensa a visita física, olhar o apartamento decorado, ou até mesmo a obra, pois o olho a olho também é fundamental.