Templo de memórias
Um dos grandes nomes da arquitetura na Paraíba, Mário Glauco Di Lascio, veio de geração de arquitetos começando pelo seu avô Francisco Di Lascio, passando pelo pai Hermenegildo Di Lascio e seguindo para as próximas gerações, sua filha Rafaela Di Lascio e seu neto Henrique Di Lascio que assinam o Templo de Memórias Mário Di Lascio, espaço dedicado ao arquiteto na Luxo Décor Brasil. A mostra de Arquitetura, Design e Paisagismo, que acontece até o próximo dia 29 de outubro tem como homenageado Mário Di Lascio, in memorian.
Disruptivo com um pensar simples, agir técnico, ideias modernas e atemporais, Di Lascio fez sucesso com seus elementos inovadores e funcionais que atendem até os dias de hoje às necessidades dos usuários. “Neste espaço eu busquei retratar o que o meu pai foi, na sua genialidade, simplicidade e habilidade. Tudo aqui foi dele, faz parte do acervo que ele construiu com móveis desenhados por ele, itens comprados em viagens e outros que representam muitas memórias afetivas para mim e minha família”, contou Rafaela Di Lascio, filha do mestre e arquiteta responsável pelo ambiente.
Atemporal é a principal palavra utilizada pelo público para definir o ambiente. Já na parte do mobiliário, o destaque fica para a cadeira feita com vidro desenhada por Mário, com design anatômico e confortável. “As peças aqui expostas não passaram por restauração, tanto que é possível perceber marcas de uso. Uma das cadeiras que temos aqui possui mais de cem anos, foi produzida e utilizada pelo meu avô para assinar os boletins dele, hábito que ele trouxe para a minha criação e que eu levei para a do meu filho”, explicou.
Nas paredes, discurso de Mário Di Lascio exprime seu sentimento sobre o ser arquiteto com palavras inspiradoras e emocionantes, proferidas pelo mesmo na colação de grau da primeira turma de Arquitetura formada pela UFPB. “É uma singular alegria observar como alguém se destina a tornar-se arquiteto, não se trata da preparação profissional, nem tão pouco do artista, mas de qualquer coisa mais imensa e profunda ainda, que está no arquiteto e em mais ninguém”, recitou Di Lascio.
O espaço tem divisão em dois ambientes que apresenta sua área de trabalho com objetos pessoais, como o birô feito com tábua de construção de Pinho de Riga. O outro é um estar representativo com mobiliários da escola modernista tão marcante em seus traços, como a mesa Sarini de 1956, que conta apenas com apoio central, o que foi muito inovador para a época. A religiosidade, que fez parte de sua vida, também está presente com imagens de santos que foram sua devoção, assim como relatos de amigos e conhecidos sobre sua trajetória.
O arquiteto Di Lascio também foi professor do curso de Arquitetura e Urbanismo na UFPB, tendo participado da fundação dos cursos de Engenharia e Arquitetura da Instituição e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da Paraíba, além do Instituto Histórico e Artístico Nacional – Regional Paraíba.
Serviço:
Luxo Decor Brasil – Edição Paraíba
Quando: Até 29 de outubro
Onde: Rua Giuseppe Duarte de Queiroz, S/N – Miramar
Horários: de terça a sábado das 16h às 22h; domingos e feriados, das 15h às 21h
Valor dos ingressos: R$ 50,00 (inteira), R$ 25,00 (estudantes e idosos), gratuito (crianças até 12 anos)
Informações: (83) 99615-6300 e @ luxodecorbrasil no instagram.