Taping para pós-operatório
Um pós-operatório bem feito é responsável por uma recuperação rápida e segura, e existem diversos procedimentos que podem auxiliar este período delicado. Há 11 anos no mercado, a SPA Express busca continuamente capacitar a equipe e adicionar novas técnicas ao rol dos procedimentos oferecidos. O ‘taping’ é um deles, que consiste em uma bandagem terapêutica que age fazendo ondulações, estimulando receptores sensoriais e descongestionando os tecidos. Isso resulta com que a área ganhe espaço e desbloqueie fluídos.
Luciana Piquet, CEO da SPA Express, destaca que já havia uma demanda crescente na área de pós-operatório de cirurgias plásticas e que a equipe já atendia alguns casos, mas que devido ao interesse, buscou capacitar e especializar o time nesse nicho. No último mês, a equipe SPA Express participou do Curso de Especialização em Pós-Operatório de Cirurgias Plásticas Padrão SPA Express.
Juntamente com o curso, foi feita uma extensão específica em taping, que auxilia na recuperação em conjunto com a drenagem linfática especializada.
A esteticista especialista em taping na SPA Express, Thaís Oliveira, explica que a técnica age auxiliando a drenagem linfática, auxilia na prevenção de seromas, remoção de equimoses, além de evitar dobras na pele e tratar fibroses. “É como se fossem as mãos do profissional acompanhando o paciente em casa, todo o tempo”, explica.
A fita pode ser aplicada no corpo e no rosto, exceto em cima de feridas, sempre respeitando áreas de movimento como pálpebras, dobras e articulações, por exemplo. “O taping é aplicado sobre a pele e tem o mesmo peso dela. A intenção de seu criador — Kenso Kase, em 1976 —, era ter algo que pudesse acompanhar seus pacientes como se fossem suas próprias mãos sobre eles e que continuasse após sua sessão”, destaca.
O taping pode ser aplicado de forma compressiva ou linfática. As bandagens podem, ou não, ter tensão. “No nosso caso, que vamos trabalhar o pós-operatório, a tensão vai até 25%. Podemos aplicá-las intraoperatório e no pós. O taping já tem uma tensão de 10%, tensões maiores que isso são para fins estéticos ou fisioterapêuticos”, ressalta. Ela também aponta que a técnica pode ser usada em conjunto com outras — como a drenagem —, mas lembra que o procedimento auxilia, porém não substitui, por exemplo, o uso de cinta no pós-operatório.
Para ter acesso à técnica, o paciente pode receber uma recomendação clínica após avaliação feita por profissional da SPA Express ou mesmo a pedido médico. “Alguns pacientes podem nos procurar já sabendo dos benefícios, mas cabe a nós avaliarmos clinicamente em conjunto com o cirurgião para identificar se deve ser aplicado, bem como o tipo de aplicação. Também podemos sugerir — por falta de conhecimento do paciente ou do cirurgião — explicando com nossos conhecimentos como funciona e os benefícios que a técnica pode trazer”, ressalta a esteticista.
Thaís destaca que a intenção é proporcionar uma recuperação bem sucedida para corpo e mente para os pacientes de pós-operatório. “Nos especializamos para promover a melhor experiência para um momento delicado como é a recuperação, mas fazemos olhando para o paciente como um todo e nos colocando em seu lugar. Queremos que esse momento seja o mais confortável possível e os resultados, os melhores”, completa.
Em João Pessoa, os serviços podem ser contratados pelo whatsApp (83) 99824-0014. Para conhecer mais sobre a SPA Express, o perfil no Instragram é @spaexpress_jp