Nos últimos anos, o número de procedimentos estéticos teve uma alta considerável, sejam as intervenções cirúrgicas ou em harmonização facial. Muito disso se deve ao avanço nas tecnologias presentes nos procedimentos que os tornam cada dia menos invasivos. No caso da harmonização facial com aplicação de ácido hialurônico, por exemplo, não há desconfortos e nem utilização de anestesia geral, o que facilita a aplicação. As dúvidas sobre o procedimento não diminuem, seja sobre os pré-requisitos para a intervenção ou como escolher um bom profissional, os questionamentos são muitos.
Buscando proporcionar autoestima e tornar acessível os procedimentos, a Botoclinic, maior rede especializada em harmonização facial do Brasil, recém chegada na Paraíba, já ocupa lugar de destaque entre as clínicas do setor e oferece serviços especializados com os melhores produtos do mercado e profissionais qualificados.
Em entrevista, Talita Lemos, sócia da Botoclinic João Pessoa e cirurgiã dentista especialista em Rejuvenescimento Orofacial fornece as principais orientações para quem deseja realizar os procedimentos. Confira:
Em que consiste uma harmonização facial?
Muitas pessoas pensam que a harmonização é um procedimento específico, mas na verdade é qualquer procedimento que tenha o intuito de deixar o rosto mais harmônico. Ou seja, um simples botox ou preenchimento labial já é considerado harmonização facial. Para realizar o procedimento é preciso fazer uma avaliação e após o consenso entre o cliente e o profissional, onde escutamos as críticas dos clientes e damos sugestões para tentar construir um protocolo de tratamento, e a partir daí descobrimos qual será a harmonização da pessoa.
Quem pode fazer o procedimento? Existe alguma contra indicação ou idade mínima?
Qualquer pessoa que possua indicação. O que impede a realização dos procedimentos são a presença de doenças autoimunes, gestação, lactantes na fase de amamentação exclusiva – após a introdução da alimentação mista do bebê já é possível. Não existe idade mínima para realizar qualquer tipo de procedimento, porém em casos de menores de idade é necessária a autorização dos pais.
Qual público procura mais por esse serviço? Homens ou mulheres? Qual a faixa etária?
Tanto homens como mulheres procuram os procedimentos, mas o público ainda é predominantemente feminino. Porém a procura masculina tem aumentado bastante. Com relação à faixa etária, é muito variada, mas costuma ficar entre 30 e 50 anos, até acima disso.
Como escolher um bom profissional?
Eu acredito que cada pessoa vai se identificar com o profissional escolhido para a realização do procedimento. Hoje com a grande demanda de pessoas que realizam esses procedimentos, o cliente já tem em mãos o Instagram do profissional, já analisa os antes e depois, já sabe a linha que o profissional trabalha e já se identifica com ele. Sempre digo que o cliente encontra o profissional que mais se adequa ao resultado que ele deseja. Eu acredito que é assim que os profissionais conseguem sua cartela de clientes e os clientes encontram alguém que confiem.
Durante o procedimento, como funciona a escolha dos pontos que serão harmonizados? O cliente confia no profissional apenas ou dá opinião e mostra referências?
Quando a pessoa chega aqui para fazer uma avaliação, geralmente ela já sabe mais ou menos o que incomoda, e essa é a primeira pergunta que eu faço “o que incomoda você?” e “o que te trouxe até aqui?” e considero isso o ponto principal de toda avaliação. A partir daí vamos construindo o protocolo de tratamento, onde o cliente vai dizendo o que incomoda e eu vou mostrando o que acredito que pode melhorar, às vezes ele concorda, outras discorda e por mais que eu ache que algo ficaria bem na pessoa, por vezes ela não se atrai pela ideia. É preciso, em primeiro lugar, respeitar a opinião do cliente. Às vezes acontece de o cliente querer algo e eu me recusar a fazer, alguns exageros. É como falei, em primeiro lugar, cada cliente vai encontrar um profissional que atenda à suas necessidades, eu gosto de sempre começar aos poucos, com sutileza, de melhoras sutis, daquelas que às vezes a gente nem sabe o que melhorou mais percebe aquela pessoa mais descansada, com as feições mais harmoniosas, mais bonita.