Além da carta de vinhos
O setor de bares e restaurantes de João Pessoa precisa ficar mais atento ao crescimento da demanda de clientes que procuram novas informações sobre vinhos. A necessidade de capacitar garçons e maítre é urgente, na opinião da consultora de vinhos pela Wine & Spirit Education Trust – WSET® – nível 1, Rachel Ruiz, que deu início nesta segunda-feira (20) a um curso de capacitação para profissionais da área.
O curso, que é inédito na capital paraibana, está sendo organizado pelo Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa (SEHA-JP), em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Senac.
De acordo com Rachel Ruiz, há carência de profissionais qualificados para atender os clientes que já têm certo conhecimento na área. A carta de vinhos, segundo ela, não é suficiente para que o cliente decida sobre essa ou outra marca ou tipo de vinho. “É preciso ter maior poder de convencimento e de conhecimento”, aponta a consultora.
O investimento em curso de capacitação em vinhos gira em torno de R$ 1,5 mil e R$ 2 mil por profissional, por três dias e uma carga horária de nove horas. O curso por si só, segundo Rachel Ruiz, é fundamental para capacitar os profissionais, pois a área é bastante dinâmica e sempre há o que aprender. O profissional tem que saber pelo menos o básico.
O professor da Escola de Hotelaria e Gastronomia do Senac, Silvio Coelho, que está participando do curso do SEHA-JP, sabe bem do diferencial que é ter mais conhecimento nessa área. “Quanto mais informação maior a responsabilidade de repassá-las aos clientes, muitos deles, já com vivência e conhecimento dos vinhos que pede”. Saber informar bem pode representar o sucesso de venda ou não.
Rachel Ruiz aponta que nos cursos que ela promove é cada vez maior a presença de profissionais liberais que querem ampliar o conhecimento em vinhos, até mesmo como uma forma de etiqueta. São médicos, advogados, engenheiros, entre outros profissionais liberais, que têm muito conhecimento na área e esse público passa a ser mais exigente e deve ser observado pelo mercado.
No curso ministrado por Rachel Ruiz, nesta segunda-feira, ela abordou questões pertinentes à geografia, história e o surgimento dos vinhos no mundo. O curso tem carga horário de 12 horas e termina na próxima segunda-feira.