Segundo dia do Citenel+Seenel 2017
O segundo dia do IX Citenel+V Seenel 2017 conta com uma programação vasta e variada. É o momento em que as empresas apresentem seus trabalhos e mostrarem os resultados dos desenvolvimentos de suas pesquisas. Na parte da manhã, o painel mediado pelo diretor da Aneel, José Jurhosa (foto), discutirá sobre soluções locais para as barreiras globais enfrentadas pelas empresas com os debatedores Alexandra Maciel – Coordenadora do Comitê do projeto 3E do Ministério do Meio Ambiente (MMA) – Alexandre Moana – Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) – Cristiana Muraro Társia – Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados, Jurista especializada na Lei 8.666 – Manoel Moreira de Souza Neto – Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Energia Elétrica do Tribunal de Contas da União (TCU) – José Gabino dos Santos – Assessor da Diretoria da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
Uma outra discussão será em torno da prospecção tecnológica. O planejamento utilizado por diferentes países na construção de sua estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação, experiências internacionais de estudos de prospecção destacando as oportunidades e necessidades futuras mais relevantes. Reive Barros – diretor da ANEEL, comandará essa discussão com Ceres Zenaide Barbosa Cavalcanti – representante do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) – Mr Xi Zongyue – StateGrid, Roberto Nogueira Fontoura Filho – gerente Executivo do Operador Nacional do Sistema (ONS).
À noite terá ainda lançamento de dois livros: no Estande de Furnas, “Usina Fotovoltaica Jaíba Solar: Planejamento e Engenharia”, Eletrobrás Furnas/ P&D ANEEL, de Sergio de Oliveira Frontin ; e no estande da Chesf\Eletronorte, “Transmissão de Energia Elétrica a Longas Distancias com a Tecnologia Meia Onda – Aspectos Teóricos & Estudos Elétricos”, Chesf e Eletronorte /P&D ANEEL, de Maria Cristina Dias Tavares.