Saúde bucal e bem-estar
A saúde bucal desempenha um papel fundamental no bem-estar geral do indivíduo. A boca é a porta de entrada para o sistema digestivo e respiratório, tornando a saúde dos dentes, gengivas e mucosas bucais intrinsecamente ligada à saúde sistêmica do corpo. Infecções orais, como problemas periodontais, podem desencadear respostas inflamatórias em outras partes do corpo, aumentando o risco de doenças crônicas e comprometendo a imunidade.
A dentista Taís Cristina Rosa da Odontogalerie, referência em tratamentos odontológicos e estéticos no Nordeste, ressalta que problemas bucais podem afetar ou serem afetados por condições sistêmicas como doenças cardíacas, diabetes e saúde da gestante. “Por isso, é importante cuidar da boca não só pela estética, mas também pela prevenção e tratamento de doenças que podem comprometer a qualidade de vida”, explica.
Um estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) evidencia que ter cárie não tratada e sangramento gengival estão associados a um maior impacto nas atividades de vida diária de adolescentes. Outra pesquisa na mesma instituição indicou que médicos tinham conhecimento limitado sobre a relação entre a saúde bucal e a saúde cardiovascular e gestante.
Na Odontogalerie, conforme Taís destaca, a missão é promover a saúde dos pacientes de forma integral, por meio de atendimento humanizado e personalizado. “Buscamos oferecer soluções integradas para cada caso, respeitando as necessidades e expectativas de cada um. Além disso, seguimos rigorosamente os protocolos de biossegurança para evitar infecções cruzadas e orientamos os pacientes sobre a importância da higiene bucal, alimentação saudável e a importância de visitas regulares ao dentista”, afirma.
A dentista ressalta algumas relações entre a saúde bucal e condições sistêmicas:
Doenças cardíacas – Infecções bucais causadas por bactérias podem entrar na corrente sanguínea e atingir o coração, causando endocardite (inflamação do revestimento interno do coração) ou aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias). Além disso, doenças periodontais podem aumentar o risco de infarto e derrame.
Diabetes – Doença crônica que afeta a capacidade do organismo de produzir ou usar a insulina, um hormônio que regula o nível de açúcar no sangue. O diabetes pode causar complicações na saúde bucal, como cárie, gengivite, periodontite e xerostomia (boca seca). Por outro lado, as infecções bucais podem dificultar o controle do diabetes, aumentando a resistência à insulina e elevando o nível de açúcar no sangue.
Saúde da gestante – Durante a gravidez, ocorrem alterações hormonais que podem afetar a saúde bucal da mulher. A gengivite gravídica é uma inflamação das gengivas que pode causar sangramento, inchaço e dor. Além disso, há evidências de que as infecções bucais podem aumentar o risco de parto prematuro e baixo peso ao nascer. Por isso, é importante que a gestante faça um acompanhamento odontológico durante o pré-natal e mantenha uma boa higiene bucal.
A Odontogalerie é uma clínica odontológica especializada em tratamentos clínicos, estéticos, periodontais, cirurgias de enxertos, bucomaxilofaciais, implantes, extrações, tratamento de canal, próteses e ortodôntico. Para saber mais, acesse o site www.odontogalerie.com.br e siga o Instagram @odontogalerie. A clínica está localizada na Avenida Monteiro da Franca, 424 — Manaíra, e o telefone para contato é (83) 99828-5600.
EPAO CRO-PB 0567 | RT Fernanda Trigueiro Campos CRO-PB 3058