Turismo na Paraíba
Agentes de viagem de todo o país terão a oportunidade de conhecer as atividades criativas com foco na produção associada ao turismo de 18 municípios paraibanos, durante o Festival de Turismo de João Pessoa, que será realizado nesta sexta-feira (21) e sábado (22), no Centro de Convenções da capital paraibana. Além das apresentações dos roteiros, o Espaço Sebrae no Festival vai promover capacitações e rodadas de negócios.
A gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, disse que durante os dois dias do evento os destinos, que tem como diferencial a economia criativa, serão apresentados por vários personagens de diversas cidades paraibanas. “Onde há produção associada, os saberes e fazeres de cada lugar agregam valor ao produto turístico, gerando vivências e experiências. O roteiro integrado da Paraíba oferece 35 dias de vivência e experiência”, destacou Regina Amorim.
A produção associada ao turismo na Paraíba é uma iniciativa do Sebrae Paraíba, que desde 2012, em parceria com Associação de Cultura Gerais (ACG), iniciou a formatação e estruturação das atividades criativas nos municípios de Areia, Bananeiras, Conde, Pitimbu, Lucena, Cabedelo, Pilões, Alagoa Grande, Boqueirão, Cabaceiras, Ingá, Guarabira, Remígio, Solânea, João Pessoa, Campina Grande, Rio Tinto e Mamanguape, totalizando 18 municípios paraibanos com cerca de 180 produtos turísticos estruturados com base na economia criativa, nas regiões do Litoral, Brejo e Cariri.
De acordo com Regina Amorim, a produção associada ao turismo é um dos braços da economia criativa, que tem como proposta agregar valor ao produto, utilizando a criatividade, a cultura e o conhecimento para geração de riqueza e desenvolvimento econômico da região em diversas áreas, como a música, gastronomia, design, moda, artesanato e turismo. “Na economia criativa é fundamental valorizar o talento e a vocação local. É essa vivência que o turista quer experimentar”, destacou.
A gestora de Turismo do Sebrae Paraíba disse ainda que o Espaço Sebrae vai oferecer uma experiência sensorial aos visitantes. “Teremos um lounge com uma divisória com a imagem do Piquenique na Mata. Vamos montar um carpete com as esteiras de palha da bananeira de Chã de Jardim, cestas e balaios com pencas de banana, laranja-cravo, cajá, além das almofadas de Teteu (Ingá) e o som de água corrente na mata e pássaros cantando. Queremos oferecer uma rica vivência no nosso espaço”, explicou.