Procedimentos intensificados
Pioneiro em transplantes de coração e fígado na Paraíba, o hospital da Unimed João Pessoa vai intensificar a realização dos procedimentos de alta complexidade este ano. A Cooperativa firmou um convênio com a Prefeitura de João Pessoa para fazer transplantes de fígado e rins e, em breve, a parceria será ampliada para transplantes de coração.
A parceria público-privada vai beneficiar toda a sociedade. Além dos clientes da Unimed JP, a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tanto da Capital quanto dos municípios pactuados com a Prefeitura, poderá fazer os transplantes no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade da rede própria de atendimento da Unimed JP. Os procedimentos serão realizados com recursos públicos, utilizando a estrutura de ponta do Alberto Urquiza. “Todos estão sendo beneficiados, incluindo os vinculados ao SUS. Estruturar parcerias que ofertem serviços à população compõe a agenda desenvolvimento sustentável do Pacto Global da ONU, do qual somos signatários”, declarou Gualter Lisboa Ramalho, presidente do Conselho de Administração (Conad) da Unimed João Pessoa.
O prefeito da Capital, Cícero Lucena, destacou a importância da parceria para as pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde. “Vamos contar com a excelência do serviço para garantir atendimento de qualidade para as pessoas que mais precisam”, declarou. O prefeito disse que o processo para realização dos transplantes de coração por meio da parceria com a Unimed JP está em fase adiantada.
O cirurgião do aparelho digestivo Cássio Virgílio, coordenador do Núcleo de Transplantes da Unimed JP e chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Alberto Urquiza, destacou a importância social do convênio. “Vamos voltar a oferecer este serviço à população mais carente”, disse. Ele lembrou que muitas pessoas não têm condições de realizar transplantes em outros estados, seja em razão da própria doença ou por questões de ordem econômica.
O convênio foi assinado pelo presidente Gualter Ramalho e pelo prefeito Cícero Lucena. Também estavam no momento da assinatura, na última quinta-feira (8), o vice-prefeito Leo Bezerra; o secretário municipal da Saúde Fábio Rocha; a secretária executiva da saúde, Rossana Sá; o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley; o secretário municipal da Comunicação, Marcos Vinícius; e o secretário governamental Diego Tavares.