Primeiro ano
No primeiro ano de vida, a criança desenvolve habilidades em um ritmo acelerado, aumenta de estatura e peso, aprende a sustentar a cabeça, sentar, ficar de pé, engatinhar… Traçando um paralelo, para ficar no universo infantil, em um ano, completado nesta quarta-feira (14), o Hospital Pediátrico Unimed cresceu, se desenvolveu e tornou-se referência em pediatria na Paraíba.
De acordo com a diretora clínica e técnica do Hospital Pediátrico, Alexandrina Lopes, a unidade surgiu de uma necessidade e expectativa dos clientes, sociedade e mercado regional por um serviço com esse perfil. “Nós já atendíamos com excelência as crianças em um hospital geral. Mas, ter um hospital estruturado, pensado e voltado para a criança é diferente, pois a assistência é totalmente voltada para elas”, explicou.
Em um ano de atendimento, o Hospital Pediátrico já responde por 70% dos atendimentos pediátricos dos clientes da Unimed JP. Além disso, pesquisa mostra que a assistência prestada é aprovada por 97% dos beneficiários atendidos. “Esses números mostram que estamos com uma assistência consolidada, que as pessoas nos procuram pela excelência, por termos uma equipe especializada em criança, por usarmos tecnologia e protocolos específicos para os pequenos pacientes”, comemora Alexandrina Lopes. Ela lembra, ainda, que esse resultado foi alcançado em meio a uma crise sanitária mundial.
Equipe e estrutura – No Hospital Pediátrico Unimed, todos os profissionais são especializados em crianças, Assim como os pediatras, cirurgiões, anestesiologistas, intensivistas e radiologistas também são especialistas em pediatria nas suas áreas de atuação. A equipe multidisciplinar (farmacêutico, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiro, técnico de enfermagem e técnico de radiologia) também é experiente no trabalho com crianças.
A unidade é estruturada para atender urgência e emergência 24 horas por dia. Para garantir agilidade com qualidade, utiliza um sistema de classificação de risco (Protocolo de Manchester) para identificação dos clientes prioritários.
A estrutura inclui um centro cirúrgico equipado para cirurgias de pequena, média e alta complexidades, uma UTI Pediátrica – com leitos para atender, inclusive, casos de alta complexidade ou que precisem de isolamento -, unidade de radiologia pediátrica e Lactário, além de oferecer exames de imagem e laboratoriais.
Experiência lúdica – Ir ao centro cirúrgico pilotando um carro esportivo, receber certificado e coroa por colaborar com o tratamento, ter brinquedos à disposição para alegrar o dia… Tudo isso o paciente tem no Hospital Pediátrico. A unidade desenvolve uma série de projetos de humanização para tornar a experiência da criança mais lúdica e confortável.
Neste momento de pandemia, a Brinquedoteca é itinerante. As facilitadoras levam atividades e brinquedos para o apartamento de cada criança. Todos os objetos são higienizados e sanitizados antes que a criança tenha contato com eles, para evitar alguma contaminação.
Todo o hospital está ambientado com tema infantil, para que a criança se sinta mais familiarizada com o ambiente. Até as refeições saem com um toque especial. É que muitas delas são “transformadas” em figuras de animais ou do mundo infantil, para incentivar a alimentação. As datas especais também são lembradas, para que as crianças não sintam a falta de comemorar a Páscoa, o Dia das Crianças e o Natal, por exemplo, com alegria e descontração.