Primeiras provas da escola
Desde as primeiras experiências escolares, os pais ou responsáveis possuem papel fundamental no aproveitamento acadêmico dos pequenos. Afinal, também é nesta fase que as crianças absorvem boa parte dos ensinamentos que levarão para toda sua jornada estudantil. Ensinar a importância de estudar, realizar as atividades no prazo, prestar atenção nas aulas, tirar dúvidas e se preparar corretamente para uma prova evitando nervosismo e cobranças exageradas pode ser fundamental para o desempenho futuro no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – e vestibulares.
Com mais de 40 anos de experiência em educação infantil, Aldimar Wanderley, diretora e fundadora do Colégio Primeiro Mundo, explica a importância de preparar as crianças desde suas primeiras provas. “Se nas primeiras avaliações os pais colocarem medo, cobranças e assustarem os pequenos, eles poderão levar esse sentimento para a vida e adquirir inseguranças que atrapalham no desempenho, não apenas das avaliações, mas também no dia a dia de aula e no aprendizado de novos conhecimentos”, explicou.
Segundo a educadora, os responsáveis devem se unir à escola e orientar os pequenos de que as provas funcionam como método avaliativo do aprendizado e também do ensino, que são semelhantes às atividades diárias e que não é preciso sentir medo. “As crianças precisam aprender que as avaliações não são um atestado de inteligência e tão pouco de falhas. Que uma nota baixa não define o aluno, na verdade, ajuda encontrar as dificuldades para serem trabalhadas em sala de aula. Precisamos desenvolver autoconfiança, responsabilidade e concentração nas crianças. Também é para isso que existem as provas, não apenas para avaliar o conhecimento”, orienta.
Para auxiliar ainda mais os responsáveis, a educadora reuniu algumas atividades que podem ser aplicadas pelos pais antes e após as avaliações. Confira:
Antes das provas – É importante apresentar às crianças conceitos de confiança e responsabilidade, estabelecer rotina de estudos e incentivar a independência da criança no cumprimento das atividades, permanecendo atentos a possíveis dúvidas e demandas; observar se as correções das tarefas estão em dia e ensinar a importância de aprender com os erros; acompanhar anotações e atividades realizadas; demonstrar confiança no potencial dos pequenos; oferecer ajuda e explicar o porquê de fazer provas; identificar a causa do medo e calmar a criança; ensinar a lidar com a ansiedade; trabalhar a respiração; dizer que também já fez provas e entende o sentimento dela.
Após as provas – Errar é comum, em caso de notas menores do que o esperado ou erros pontuais é importante evitar culpar a criança e rever a avaliação com calma para entender o que está incorreto e porque alguma dúvida ou incoerência surgiu; avaliar o aprendizado e se necessário reavaliar a rotina, caso algo esteja atrapalhando o desempenho; ouvir a criança e acolher seu sentimento, seja ele alegria ou tristeza; comemorar os resultados bons, mas evitar utilização de elementos compensatórios, os bons resultados precisam acontecer por responsabilidade e não por recompensa.