Prevenção e cuidados desde cedo
A Odontopediatria é a área da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças, mas também do bem-estar emocional delas durante o tratamento. Segundo Taís Cristina Rosa ( CRO-PB 4533) dentista da Odontogalerie ( CRO-PB 0556) a odontopediatria é fundamental para que as crianças cresçam com uma saúde bucal adequada e sem medo do dentista. “O primeiro contato com o dentista é muito importante para que a criança crie uma relação de confiança e saiba a importância da prevenção”, destaca.
Pessoas com medo de dentista estão mais sujeitas a doença periodontal e perda precoce de dentes. Por isso, é importante incentivar desde cedo os cuidados e oferecer uma equipe especializada e um ambiente acolhedor, pensado especialmente para as crianças. “Na Odontogalerie, buscamos tornar a experiência da criança no consultório odontológico a mais agradável possível. Oferecemos um ambiente lúdico e descontraído, com brinquedos e jogos, além de uma equipe que se dedica a entender as necessidades e expectativas de cada um” comenta a dentista.
Outra solução oferecida pela Odontogalerie é o uso da sedação consciente com óxido nitroso, um método seguro e eficaz para controlar a ansiedade e o medo durante os tratamentos odontológicos. “Com a sedação consciente, conseguimos proporcionar mais conforto e segurança, tornando a consulta mais tranquila e evitando traumas que podem prejudicar a relação das crianças com a odontologia”, afirma Taís.
Os principais procedimentos realizados na odontopediatria são a orientação de higiene bucal, aplicação de flúor, restaurações dentárias, tratamento de cáries, ortodontia preventiva, extração de dentes decíduos (dentes de leite), tratamentos de canal quando necessário, e até coroas em dentes de leite, mas o mais importante é o acompanhamento do desenvolvimento da dentição e a prevenção. “É importante que os pais levem seus filhos ao dentista, a odontopediatra orienta com que frequência a criança deve fazer os seus retornos, é de acordo com o potencial de risco da criança desenvolver alguma doença bucal. Inclusive q mãe gestante já pode receber as orientações de como cuidar da saúde bucal do seu filho, com cuidados que ela vai iniciar já na gestação. A prevenção é a melhor forma de evitar problemas de saúde bucal no futuro”, ressalta.
Cuidados em casa — Taís ressalta a importância dos pais incentivarem hábitos saudáveis para evitar problemas bucais nas crianças. Além de escovar os dentes após as refeições, a dentista recomenda evitar dar alimentos açucarados em excesso e ácidos como balas, doces e refrigerantes. Com esses cuidados básicos e a atenção dos pais, é possível garantir a saúde bucal dos pequenos desde cedo e proporcionar um sorriso saudável e bonito para toda a vida. E dê preferência que a criança receba a escovação guiada por um adulto, pelo menos até que complete 6 anos de idade.