Palestra na APL
A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) convidou o artista paraibano João Lobo para ministrar a palestra ‘Fotografia Expandida: processos de criação, tecnologias e portfólios’. O encontro acontece nesta terça-feira (28), a partir das 17h, na Academia Paraibana de Letras (APL). A apresentação e mediação do debate serão feitas pelo escritor Hélder Moura, membro da APL.
O evento traz duas importantes produções do fotógrafo. Uma delas é a exposição ‘Índice Itacoatiara Ingá’, que apresenta um novo olhar sobre as pinturas rupestres do Sítio Arqueológico Pedra do Ingá, na Paraíba. Pensado em 2004, o projeto reflete sobre os limites da fotografia mediante um diálogo entre o analógico e o digital.
A outra é ‘O Tempo do Movimento’, que amplia concepções visuais e desvincula a fotografia da representação tradicional. Lobo fez as fotos desse projeto em um trem de alta velocidade, com uma câmera preparada para longas exposições.
João Lobo iniciou seu percurso na década de 1980, promovendo audiovisuais por cidades no interior da Paraíba; trabalhou como fotojornalista para diversos jornais e revistas, depois entrou para a fotografia publicitária em agências de publicidade e editoras do Brasil.
Realizou diversas exposições nacionais e internacionais, produziu e participou de eventos de fotografia como o Parayba Digital. Desde 2011, consolida seu trabalho autoral com a foto minimalista e a pesquisa acadêmica com a fotografia expandida.