O futuro começa hoje
A palestra do historiador, professor e escritor Leandro Karnal reuniu mais de 600 pessoas no Teatro Facisa na última sexta-feira (21), em Campina Grande. Na palestra “O futuro começa hoje – planejamento e estratégia para um novo tempo”, ele mostrou como usar o conhecimento para evoluir. O evento foi promovido pelo Sebrae Paraíba e pela Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG), que completou 90 anos de atuação.
O gerente do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda, agradeceu aos parceiros, pela realização do evento, e aos participantes. O presidente da ACCG, Álvaro Barros, lembrou que os três maiores pensadores brasileiros da atualidade já passaram pela cidade com a parceria das duas instituições. Além de Leandro Karnal, Mário Sérgio Cortella e Clóvis Barros Filho já palestraram em Campina Grande, entre outros nomes, completando o ciclo de palestras deste ano.
O historiador começou sua fala abordando um dos temas mais comentado ultimamente, a crise. Segundo ele, da política à economia, desde a falta de segurança à falta de caráter, a crise se multiplica e se acentua em diversos setores. Ele acredita que o cenário ainda irá piorar e que todas as consequências recairão sobre a população mais jovem. “O futuro que começamos a ver, a partir de hoje, é nebuloso e terrível para a juventude”, disse.
Parte do cenário negativo atual, que é descrito na palestra, já está em evidência, como a individualização dos seres. “Os nossos dedos diferenciam as gerações. Alguns digitam com os indicadores, mas o mundo é de quem digita com os polegares. Numa rápida cronologia dos tempos, a comunicação está cada vez mais veloz. O que a independência tecnológica trouxe de benefício para o trabalho, afastou os seres humanos. Hoje, nós morremos pelo celular”, falou.
No final da palestra, o professor ainda deu três dicas de como se desintoxicar de alguns males da pós-modernidade, com clareza de metas, conhecimento de si e controle do “Eu do Narciso” ou simplesmente da vaidade. “Eu sou sócio majoritário da minha existência. Toda escolha implica em perda. Mas a mudança só ocorrerá quando a pessoa definir o que deseja e seguir o caminho escolhido”, concluiu.