O segredo de Tommy Hilfiger
Em conferência no World Retail Congress, o criador de moda americano Tommy Hilfiger, que projetou seu nome como marca global de moda, conversou com Gilbert Harrison, Chairman da Financo, e revelou que a paixão pelo que faz é, para ele, a grande chave para o sucesso.
Tommy Hilfiger fundou sua marca em 1985, mas, antes disso, em 1969, começou sua carreira como distribuidor de roupas hippies. Ousado e atrevido, o criador lançou sua marca dizendo que os 4 melhores designers de moda masculina da época eram Ralph Lauren, Perry Ellis, Calvin Klein e… Ele!
Hoje, o respeitável senhor de 65 anos comanda um império de moda, que combina duas estratégias antagônicas entre si: o ‘fast fashion’ e a moda autoral. Descobriu uma assinatura de valor única, que acompanha e se adapta a diversas culturas locais.
Para ele, isso é resultado da busca pela espontaneidade. Hilfiger afirma que essa é a base do seu negócio. O que faz a marca ser diferente. O estilista não esconde também seu apreço por correr riscos, ainda mais diante de um novo consumidor, impaciente, veloz, conectado, móvel.
Por isso, sua empresa acredita que moldar suas operações globais e estratégias de acordo com cada mercado é fundamental. Falar com os diferentes mercados é importante, mas espontaneidade é tudo. E é essa espontaneidade que faz com que a marca use padrões de cor diferentes para diferentes mercados.