O que é a alopecia?
A cerimônia do Oscar 2022, que aconteceu no domingo (27), foi palco de uma confusão entre o ator Will Smith e o comediante Chris Rock. Isso porque Chris fez uma piada sobre o cabelo de Jada Pinkett Smith, mulher de Will que sofre com queda capilar e está com a cabeça raspada. O comentário irritou Will, que se levantou e foi até o apresentador para lhe dar um tapa. Ao voltar a seu lugar no auditório, o ator gritou para Chris tirar o nome de sua mulher da boca. Jada, de 50 anos, revelou que foi diagnosticada com alopecia em 2018, durante um episódio de Red Table Talk, programa dela no Facebook com sua filha, Willow, e sua mãe, Adrienne Banfield-Norris. Jada não está sozinha. De acordo com a American Hair Loss Association, as mulheres representam até 40% das pessoas que sofrem de queda de cabelo nos Estados Unidos.
Mas, afinal, o que pode causar a queda capilar em mulheres? “A genética, o estresse, dietas radicais e mudanças no estilo de vida podem interferir nos ciclos de crescimento do cabelo e, em alguns casos, a queda de cabelo pode, na verdade, funcionar como um sinal de alerta para problemas médicos latentes. É importante estar atento ao que está acontecendo com seu cabelo, porque pode ser um indicativo de seus hormônios, sua tireoide, seu metabolismo e sua saúde geral”, explica a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Se alguém tem anemia por deficiência de ferro, por exemplo, uma de suas primeiras manifestações pode ser a perda de cabelo. Quanto mais cedo essas condições forem detectadas, melhor”, acrescenta.
Segundo a médica, a queda de cabelo não é algo para se esconder ou sentir vergonha, muito menos ser motivo de piadas, principalmente quando pode nos dar pistas sobre o que está acontecendo com nossa saúde e bem-estar. “Algumas mulheres podem nem estar cientes de seus problemas hormonais, como nas alterações da tireoide, até que vão ao dermatologista para tratar a queda de cabelo”, diz a profissional.