“O Bar como Negócio”
Experimentar um coquetel em um dos restaurantes do BA’RA é, além de tudo, uma viagem cultural. As cartas de drinks pensadas sob medida para a Trattoria Iocá e para o Orama Rooftop trazem sabor e também conhecimento aos clientes com as inspirações em praias paraibanas, músicas regionais e no que é tendência em coquetelaria. O consultor de bares Alex Mesquita — considerado um dos mixologistas mais influentes da coquetelaria brasileira e latino-americana — foi mentor na elaboração das cartas, antes da estreia do hotel, e esteve novamente em João Pessoa para ministrar a masterclass: “O Bar como Negócio”. Para este momento, o BA’RA contou com alguns convidados, fornecedores e o time de colaboradores.
“Gabriel Andrade, mixologista dos restaurantes do BA’RA, criou uma carta super envolvente com história conectando ingredientes, sabores regionais e está trazendo isso de maneira que o nosso cliente possa entender porque isso”, destacou Alex. Segundo ele, a masterclass trata do bar com negócio para que as pessoas entendam o que acontece nos bastidores, além da pré-produção e preparo de ingredientes dos drinks. “O BA’RA é democrático e dá acessibilidade para que as pessoas possam vir aqui e comer muito bem — do cardápio da chef Carol Panarotte —, beber tão bem quanto e por um preço convidativo”, avaliou Alex.
Para ele, o sucesso de um bar vem em grande parte do atendimento e do conhecimento que o bartender tem dos drinks da casa. “A mixologia usa a mistura de ingredientes e a técnica,mas, ao mesmo tempo, há uma coisa envolvente da carta passando informações e fazendo com que o cliente saia mais inteligente ainda e seduzido por uma proposta”, detalhou.
Alex esteve diretamente envolvido na elaboração das cartas de drinks dos restaurantes do BA’RA e, na masterclass, compartilhou um pouco de como foi o treinamento dos colaboradores antes de sua estreia.
Bar como negócio — O ponto principal de Alex durante todo a masterclass foi focado no conhecimento de quem trabalha com os drinks para apresentar ao cliente. Para o mixologista, desde a escolha das bebidas para os drinks até a apresentação da carta são importantes. Ele discorreu a respeito do início da coquetelaria, passando pela criação de coquetéis clássicos, como o Moscou Mule, e de técnicas de mixologia até a contemporaneidade. “Na década de 70, por exemplo, tudo tinha muito leite condensado e cremes. Nos anos 80, veio o coquetel com muita cor e corantes. Já nos anos 90, entraram ingredientes mais frescos e naturais. É o momento do luxo novo, com a criação do Cosmopolitan. Nos anos 2000, cresce a mixologia molecular, modificando a apresentação dos coqueteis”.
Outros pontos da masterclass também apontam para a importância de estudar os ingredientes, para evitar problemas com sazonalidade de frutas, por exemplo, e também de proporcionar treinamento para a equipe. Alex também aponta que é imprescindível que o bar “converse” com a cozinha do restaurante para evitar erros, como um bar italiano servindo Margaritas. “É preciso vender um conceito e aplicá-lo. Estou feliz que esse conhecimento possa ser replicado e que o cliente entenda que mixologia não é só uma arte, mas uma ferramenta para explorar a experiência”, completou.
Drinks — A proposta dos dois restaurantes do BA’RA são distintas. Sendo assim, as cartas de drinks também são diferentes, mesmo a de coquetéis clássicos. Gabriel, que é o responsável pelos bares do Iocá e Orama, e também ministrou a masterclass, falou um pouco da elaboração dos coquetéis autorais . “Quando entrei no projeto do BA’RA, vi que não era apenas sobre hospedagem, mas sim, o destino e foquei em histórias do nosso cotidiano que, pela correria, muitas vezes ouvimos uma música ou passamos por um ambiente e nem percebemos”, contou. Assim nasceram drinks como Sanhuá, Coqueirinho, Mandacaru e Se Avexe Não.
Gabriel gosta de explciar os ingredientes do drink, o seu significado e também estuda os gostos do cliente para dar a sugestão ideal. “O Orama tem um forte mais gastronômico e uma pegada mais instagramável, com coquetéis que chamam atenção, como o ‘Elixir’ que tem toda uma mise en scène da apresentação. Já para o ‘Sanhauá’, me aprofundei na história de um dos principais afluentes do Rio Paraíba, onde nossa cidade foi fundada. Temos também o ‘First Sun’, já que somos o primeiro sol das Américas, e ‘Coqueirinho’, nossa bela praia no Litoral Sul. Quis trazer essa experiência para quem vem de fora se sentir imerso e também despertar a curiosidade de saber onde fica o lugar ou de ouvir aquela música como ‘Se Avexe Não’ e ‘La Belle de Jour’”, comentou Gabriel.
Para quem quer conhecer o hotel e os restaurantes, o BA’RA está localizado na Praia de Cabo Branco. As reservas para o BA’RA podem ser feitas pelo site: https://barahotel.com.br e pelo email reservas@barahotel.com.br. Para acompanhar as novidades, o perfil no Instagram é @barahotel Para conhecer os restaurantes do BA’RA e fazer uma reserva, os contatos são: (83) 982340-8933 e @iocarestaurante, para o Iocá. O telefone (83) 998156-3287, @oramarooftop para o Orama.