Assunto importante!
Jovem e profissional super requisitado em São Paulo quando o assunto é nutrição esportiva, Bruno Cosme promete também fazer sucesso em João Pessoa. Como já foi anunciado antes aqui no RCVIPS, a Capital paraibana vai contar, a partir de setembro, com o atendimento do renomado nutrólogo esportivo, formado em medicina e pós graduado em Nutrologia e Medicina do Esporte. Para fazer um pré-agendamento para consultas os interessados já podem entrar em contato pelo telefone (83) 99600-0453.
Hoje, a gente compartilha com nossos leitores um texto publicado por Bruno Cosme sobre um dos assuntos mais preocupantes da atualidade: A obesidade e efeito sanfona. Confira abaixo:
“A obesidade foi incluída pela Organização Mundial da Saúde no grupo de doenças crônicas que podem levar à morte. Indivíduos com excesso de peso estão mais propensos ao infarto e a muitos outros males. Alguns estudos mostram que permanecer obeso pode reduzir o sua expectativa de vida entre 7 a 10 anos. Diante disso, muitas pessoas, na ânsia de perder peso a qualquer custo, lançam mão de dietas de muito baixa caloria e dietas da moda. Você deve tomar cuidado com os regimes que prometem emagrecimento imediato e de muito baixa caloria. Dietas de muito baixa caloria podem até ser uma estratégia adotada a curto prazo a depender do caso clinico. Eles irão funcionar? Sim, a curto prazo sim, o grande problema é que eles te deixam muito mais susceptíveis a sofrer do efeito sanfona se não houver uma real reeducação alimentar. Sabe o porquê? Pois, permanecer comendo muito pouco por longos períodos não se mostra uma estratégia inteligente, pois seu corpo interpreta isso como uma ameaça e irá lentificar todos os seus processos biológicos para se adaptar a essa nova realidade de pouca oferta. E mais cedo ou mais tarde você irá querer chutar o pau da barraca e comer tudo a sua frente, não porque você não tem força de vontade, mas porque seu corpo libera substancias que irão levar a isso. E aí que vem o grande problema, pois agora com o metabolismo lentificado pelos longos períodos comendo pouco você irá engordar ainda mais do que antes e não conseguirá se livrar do famoso efeito sanfona. Se identificou? O caminho correto é seguir uma dieta equilibrada, rica em frutas, hortaliças, legumes e cereais integrais, boas fontes de gordura e boas fontes proteicas, alem de alimentos fontes de vitaminas, minerais, antioxidantes e fitoquímicos, que atuam combatendo a ação dos radicais livres. Então é isso pessoal, para emagrecer não é preciso fechar a boca (a curto prazo até pode funcionar), é preciso saber comer certo por toda a vida, sem passar fome, sem radicalismos, sem dietas da moda, apenas reeducação alimentar aliado a um programa de atividades físicas para potencializar os benefícios a saúde“.