Mostra de Sérgio Teófilo
No próximo dia 13 de julho, o Espaço Arte Brasil, localizado no Liv Mall, em Manaíra, estreia uma exposição exclusiva do paraibano Sérgio Teófilo “No Mundo dos Encantados”. O artista é conhecido por suas esculturas de pássaros feitas com madeira reaproveitada. A mostra vai reunir obras do artista que é natural de Alagoa Grande, na Paraíba, e quilombola.
Rodrigo Villar, sócio do Espaço Arte Brasil, destaca que já trabalha com as obras de Teófilo desde a inauguração da loja e que a expectativa é alta, já que as obras do artista são muito queridas e cheias de significado, sendo, inclusive, levadas para presentear pessoas fora do Brasil. “O nosso objetivo sempre foi democratizar e fazer as pessoas conhecerem também a arte paraibana. A contribuição dessa exposição vai além do contexto regional, é uma oportunidade única para que o público paraibano, nordestino e brasileiro possa apreciar o talento e o potencial de um artista quilombola do interior da Paraíba”, destaca.
Para Rodrigo, o trabalho de Sérgio Teófilo é muito significativo porque a maior mensagem é a conexão do homem com a natureza. “Os pássaros de Teófilo são feitos de madeira e restos de madeira e ele encontra o movimento para cada ave, por isso cada pássaro dele é único”, explica.
O artista e a mostra — Sérgio Teófilo conta que espera surpreender os visitantes com muita criatividade e peças feitas com amor e carinho. “Sou um admirador de pássaros. Prefiro eles na natureza, mas trago sempre aves para as minhas ideias. Eles me dão vida e alegria, são um pedaço de mim”, conta.
A mostra vai contar com 15 a 20 peças do artista que destaca a emoção de sentir que sua obra toca as pessoas. “Os clientes me ligam agradecendo a alegria que levo para a casa deles, e isso é emocionante e gratificante para mim”, ressalta.
Quilombola, Sérgio acredita que sua trajetória influencia na sua obra, com as cores que vem do seu sangue, da África. “Vem das minhas raízes, dos meus bisavós e tataravós. Para mim, é uma riqueza representar a negritude e trazer as cores, a luz, a alegria nas minhas aves. Espero que seja exemplo para outros negros envolvivos na arte”, destaca, lembrando que já são 15 anos de carreira, representando os quilombolas e a cidade de Dona Inês.
Valorizar a obra de Sérgio Teófilo significa enaltecer a essência da arte que conecta o homem e a natureza, transcende fronteiras e alcança pessoas de todas as classes sociais e idades. A exposição ficará em cartaz no Espaço Arte Brasil até 12 de agosto. A entrada é gratuita e aberta ao público.