Medalha da Ordem do Mérito Naval
O diretor financeiro da Itaipu Binacional André Pepitone foi agraciado nesta quinta-feira (9) com condecoração da Marinha brasileira. Durante a cerimônia alusiva aos 157 anos da Batalha Naval do Riachuelo, o executivo do Setor Elétrico recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Naval, em cerimônia realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais em Brasília. Essa é a mais alta honraria concedida pela Força Naval.
“Sinto-me profundamente honrado com essa distinção. A Marinha é motivo de orgulho para todos nós, brasileiros, pelo que representa hoje, por sua história, por sua contribuição para afirmação de nossa soberania e de nossa nacionalidade,” afirmou Pepitone, ao agradecer a homenagem.
O diretor financeiro de Itaipu, cuja vida profissional é marcada pela contribuição ao Setor Elétrico brasileiro, destacou que “não podemos esquecer que foi a Armada Brasileira uma das principais responsáveis pela consolidação de nossa Independência, cujo bicentenário é celebrado neste ano”.
A comenda é entregue aos militares da Marinha que se distinguiram no exercício da profissão e, excepcionalmente, as organizações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestaram relevantes serviços à Marinha do Brasil.
BATALHA DO RIACHUELO
A Batalha Naval do Riachuelo aconteceu em 11 de junho de 1865, nas margens do Rio Riachuelo, um afluente do Rio Paraguai, na Argentina, quando a força naval do Brasil impediu que as forças paraguaias avançassem em território brasileiro. Na época, durante a Guerra da Tríplice Aliança, o Paraguai, sem conexão com o mar, buscava o controle da Bacia do Prata, que representava uma saída para o Oceano Atlântico. O dia 11 de junho considerado a data magna da Marinha.