Luxo na China
Com a redução de viagens internacionais causada pela pandemia, consumidores chineses recorreram às fontes nacionais para suas compras de luxo e isso fez com que o mercado doméstico chinês quase dobrasse sua participação no segmento global de luxo em 2020. Os dados são do relatório da Bain & Company, feito em conjunto com a Tmall Luxury Division, que estima um faturamento de quase RMB 346 bilhões em 2020, ilustrando um crescimento de 48% no ano.
Enquanto o mercado de luxo global encolheu 23% em 2020, a participação de mercado da China continental quase dobrou, crescendo de 11% para 20%. Este movimento deve continuar, colocando o país no caminho para atingir a maior parcela do mercado de luxo global em 2025 – mesmo depois que a economia mundial retornar aos níveis pré-pandêmicos.
O e-commerce de luxo na China saltou de 13% em 2019 para 23% em 2020. Na categoria de beleza de luxo, o crescimento foi de cerca de 60% no acumulado do ano. A penetração do e-commerce passou de 28% em 2019 para cerca de 38% em 2020, impulsionada por cuidados com a pele e perfumes. A categoria de moda e estilo de vida de luxo, começando com uma base pequena, cresceu mais de 100% no acumulado do ano e aumentou sua penetração online de cerca de 5% em 2019 para cerca de 7% em 2020.