Lançamento em JP
A jornalista Marina Oliveira sempre escreveu diários. Tem um na mesa da cabeceira, outro na bolsa e quantos mais forem necessários para registrar os sentimentos que, se não vazarem para o papel, fazem o coração explodir. Talvez por conta desse hábito, praticado desde a infância, Debaixo dos ipês — Crônicas afetivas, seja tão sincero e corajoso. O livro reúne 36 textos e começou a ser gerado quando Marina decidiu que estava na hora de encontrar o caminho para se tornar escritora, sonho acalentado desde menina. Entre o primeiro texto escrito em 2009 e a publicação do livro, entretanto, muitas coisas aconteceram.
Em 2015, depois de perder o marido, o jornalista Oswaldo Buarim Jr., em consequência de um infarto fulminante, decidiu ouvir os conselhos de uma amiga e criar um blog. As crônicas começaram a ser publicadas em http://marinavivendoeescrevendo.blogspot.com na ordem em que foram escritas e, em seguida, a autora começou a produzir especialmente para o blog.
São essas crônicas que agora estão reunidas no livro. É sobre sentimentos, relações, casamento, filhos, medos, perdas e fragilidades que a autora discorre em escrita espontânea e clara. É para a autorreflexão e o autoconhecimento que Debaixo dos ipês aponta. “Eu só consigo escrever sobre sentimentos e sobre o que me afeta. Escrever é um diálogo com o que saiu, com o que está no papel”, explica. “Claro que é doído, mas o alívio que me dá botar para fora não tem comparação”, garante.
Momentos delicados, como a perda da mãe aos 17 anos e a do marido, que ela chama sempre de “meu amor”, quase 23 anos depois, marcam parte das crônicas. Mas se as experiências são pessoais, os sentimentos são universais e o diálogo com o leitor se dá de maneira quase instantânea. Não é à toa que o blog chegou a ter 16 mil acessos, alguns deles vindos de lugares surpreendentes, como Rússia e Leste Europeu.
Serviço
Lançamento do livro “Debaixo dos ipês – crônicas afetivas”, Editora Chiado
Data: 2 de janeiro de 2019 (quarta-feira)
Hora: 17h
Local: Buarque-se Café com Artes – Av Mar Negro, 267, Intermares, Cabedelo