Gui Machado apresenta série de três obras na ArtRio
As vésperas de um dos mais importantes eventos de arte do País – a ArtRio, as atenções se voltam para as galerias e artistas que farão parte da feira que consolidou o Brasil no cenário artístico mundial.
Um nome pra ficar de olho é Guilherme Machado, artista brasileiro radicado no Brooklyn, NY, onde é representado pela World Trade Gallery. Guilherme foi o único brasileiro a participar do projeto artístico que transformou um andar inteiro de um dos prédios do novo complexo do WTC em uma grande galeria de arte, o “Art4WTC”. Logo depois, foi convidado a realizar sua primeira exposição solo, em 2017.
Foi em NY também que participou do projeto que transformou uma antiga delegacia em uma grande instalação, onde cada artista ganhou um quarto inteiro para pintar. Já no Rio, onde fará seu debut na ArtRio, Guilherme estará apresentando a série “Acaso Planejado”, representado pela Galeria Martha Pagy. Suas obras estarão no VISTA – espaço da feira dedicado as galerias jovens, com até 10 anos de existência. Todas em PB, as telas foram feitas em seu estúdio, em Nova York.
Guilherme começou sua carreira pintando graffiti nas ruas do Rio de Janeiro e logo foi convidado a expor. Em 2011, se mudou para Nova York para estudar na SVA (Escola de Artes Visuais), onde participou de uma residência artística focada em pintura. Em 2012, foi convidado para expor pinturas e fotografias numa coletiva durante a Miami Art Basel. Atualmente, tem trabalhos expostos em Nova York, Rio e Europa.
Com clara inspiração do expressionismo abstrato, o artista afirma que se interessa muito mais pelo que o espectador vê nos trabalhos do que pela sua intenção original. “A pintura abstrata tem o poder de relacionar formas com imagens de experiências impressas no cérebro de cada pessoa”, afirma.
O poeta Jorge Salomão também falou um pouco sobre seu trabalho: “O nome de sua exposição reflete sua experiência como artista plástico. Seu jeito de criar, seus exercícios no campo das movimentações pictóricas, ou seja, a descoberta enquanto vai criando de universos váriados e amplos”, afima.
Sobre o trabalho a ser apresentado na ArtRio, o artista diz que: “Estas não são pinturas criadas de forma tradicional. Elas são criadas pela força de atração do planeta que puxa a tinta para baixo.” Quem quiser conferir, a ArtRio acontece do dia 19 a 22 de setembro, na Marina da Glória.