Festival Gastronômico do Zé Maria
A fama do Festival Gastronômico do Zé Maria, que acontece em Fernando de Noronha semanalmente, já se espalhou por todo o mundo. Quem visita a Ilha não deixa de conhecer o evento, que já virou uma atração turística.
Agora, pela primeira vez, o banquete aberto ao público, vai sair da Ilha e chegar ao Rio de Janeiro. A Peixaria do Zé Maria será no Sheraton Grand Rio, no Leblon, com convidados e amigos do anfitrião dos quatro cantos do país, com estrutura à beira-mar, no feriado de 12 de outubro (sexta-feira).
Zé é apaixonado por gastronomia, e idealizou entre cinco e oito pratos para o evento, inspirados nos 130 já criados por ele. O Chef executivo Juca Paes Leme, que trabalha ao lado do Pernambucano, garante que o evento terá três dos sucessos do Festival Gastronômico: o arroz de jaca, a feijoada de frutos do mar e a farofa de pão velho.
O frescor e a suavidade do menu do arquipélago não deixará a desejar no Rio, todos os ingredientes cultivados na ilhagarantirão a qualidade dos alimentos preparados, como temperos e especiarias, além dos pescados frescos como atum, cavala, dentão e outros frutos do mar também trazidos de lá. A outra iguaria do cardápio, é a Paella inspirada na espanhola mas adaptada para o público carioca, com toque ilhéu.
O grande destaque do menu, fica para o Atum Branco, pouco consumido no Brasil e muito exportado para o Japão, e que Zé leva cerca de 12 horas de barco até encontrar o local ideal para a pesca, localizado entre a Africa e Noronha.
Para fazer este evento inédito sair do Arquipélago com a mesma qualidade e excelência, Zé Maria, seu filho Tuca Noronha (dono do instagram @amonoronha), o empresário carioca André Barros e a promoter Val Lastres uniram forças e vontade de resgatar a energia mágica da Ilha para proporcionar aos cariocas e turistas uma experiência inédita na cidade. O quarteto promete oferecer um intercâmbio cultural com música ao vivo, shows, karaokes, DJs e claro, a culinária típica de Noronha. A Peixaria terá venda de mesas com 6, 8 e 10 lugares, ou então o ingresso single, que dá direito à uma compartilhada – com serviço open bar.
”Estou muito animado e contente de receber meus amigos cariocas e de outros lugares, nesta cidade tão linda. É a primeira vez que faço um festival no Rio aberto ao grande público. Estamos esperando receber, em média, mil pessoas. Vou levar muitos quilos de pescados frescos”, revela Zé Maria.
”Vai ser incrível levar um pouco da ilha que tanto amamos pro Rio, que é uma cidade tão linda e que merece receber sempre tudo de mais maravilhoso”, complementa seu filho Tuca Noronha, filho de Zé.