Festival de Jazz e Blues Sivuca
Na próxima sexta-feira, 25 e sábado, 26 de maio, acontece em Itabaiana, o I Festival de Jazz e Blues Sivuca, em homenagem ao filho ilustre da terra, o músico Sivuca. A data foi escolhida porque dia 26 é o aniversário do mestre e marca a emancipação da cidade de Itabaiana. A viúva do músico, a cantora e compositora Glorinha Gadelha já confirmou presença no evento.
O I Festival de Jazz e Blues Sivuca será gratuito, apresentando vários ritmos, mas principalmente com foco no Jazz e Blues. Haverá ainda a realização de oficinas e fórum sobre a música, com o objetivo de exaltar o nome do grande mestre do acordeom. Na programação grandes bandas de jazz e blues, entre elasIn The Mood Hard Blues e Brasilian Blues Band, além de muitas atrações locais considerados exímios instrumentistas do acordeon, como Helinho Medeiros e Cezzinha. Haverá também uma exposição de carros antigos, feira de gastronomia e de artesanato local.
A promoção do I Festival de Jazz e Blues Sivucaé da Organização Não Governamental Sociedade dos Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, Sarvap, através da Taberna Cultural, núcleo que atua com cultura e desenvolvimento turístico, juntamente com a Secretaria de Cultura do Estado. O evento tem o apoio da UFPB, IFPB, Prefeitura Municipal de Itabaiana, Funesc e PBTur.
Localizada a 70 quilômetros da capital, João Pessoa, a cidade de Itabaiana, também conhecida como “Rainha do Vale do Paraíba”, faz parte da mesorregião do agreste paraibano. Possui um belíssimo patrimônio histórico cultural, com construções antigas entre igrejas, obeliscos, praças e casarões. Terra natal de Severino de Andrade Silva (Poeta Zé da Luz), do artista plástico Otto Cavalcanti, cidade abraçada como berço pelo poeta Jessier Quirino, do documentarista Vladimir Carvalho, e, Severino Dias de Oliveira, o Mestre Sivuca, grande músico que levou o acordeom para o mundo todo.
Há três anos a ongTaberna Cultural vem trabalhando no resgate histórico do município e criando atividades de inclusão social através da cultura “Nosso maior foco é retomar a identidade do município para que assim possamos construir dias melhores no futuro” afirma.
Programação – No dia 25 de maio a programação será aberta às 18h, com apresentação do Quinteto Uirapuru, Cezzinha, banda In The Mood Hard Blues, Orquestra de Itabaiana e Henrique Ornellas. Dia 26 se apresentam o Sarau das Almas, Coral Vozes da Feira, Natália Bellare Trio Diluiá, Adeildo Vieira, Helinho Medeiros e Quarteto Mais,Forró de Chá Perto e Brasilian Blues Band.