Festa literária
Evento literário idealizado para despertar a curiosidade e o interesse pela leitura e pela escrita, a Festa do Livro Internacional da Paraíba (Flit-PB) já tem data para acontecer em 2020. Este ano, a Praça do Mar em Jacumã (Conde) será palco de debates, conversas, apresentações e manifestações culturais abrangendo as mais diversas formas de linguagem e expressão. De 27 a 29 de março, o litoral sul paraibano vai respirar literatura e arte.
Realizada pela 4 Olhos Comunicação Cultural e 3 Brasis, desde 2018 a Flit vem trabalhando com assentamentos, quilombola e comunidades indígenas. Em quase dois anos de atuação, já foram realizadas oficinas de arte e sustentabilidade, conversas literárias com os estudantes de escola pública e dois eventos culturais de Ocupação do Sítio Tambaba e do Quilombo Ipiranga. “Agora, em 2020, é hora de celebrar as atividades e as conquistas da Flit com uma grande festa literária”, é o que garante o poeta e um dos idealizadores do evento, Juca Pontes.
Para este ano, a festa da literatura irá trabalhar com as raízes das linguagens culturais. De acordo com a produtora cultural e também idealizadora da Flit, Anastácia Alencar, o que se pretende é debater a cultura raiz do povo, trazendo o diálogo e troca de experiências de vida para o centro da festa. “O município de Conde tem uma cultura de tradição e oralidade muito forte. Temos Quilombos, aldeias indígenas, assentamentos e isso foi fundamental para a construção de tudo o que já fizemos até agora. Dessa vez, ao invés de ocupar as comunidades, queremos que essas pessoas ocupem os espaços da Flit”, explica.
A Flit traz mais uma vez a escritora Maria Valéria Rezende como um dos destaques do evento, assim como a presença confirmada da atriz e poeta Elisa Lucinda. A programação completa sairá em breve. Além do evento que será realizado em março, Juca Pontes e Anastácia Alencar pontuam que durante o ano 2020 a Flit continuará atuando nas comunidades, por meio de oficinas sobre diversos temas. A Festa do Livro Internacional da Paraíba tem o patrocínio do Banco Bradesco e da Energisa, o co-patrocínio da Gráfica JB, o apoio da Cachaça São Paulo, Sebrae, Sistema Fecomércio e a parceria da Prefeitura Municipal de Conde e do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura.