Exposição junina
As festas juninas são uma manifestação singular da cultura nordestina, sendo celebradas com muito entusiasmo e carinho. Elas representam a rica herança cultural da região e são uma oportunidade para os nordestinos expressarem sua identidade, valores e crenças. Para comemorar esta época festiva e cheia de significado, o Espaço Arte Brasil reúne artistas regionais que retratam em suas obras toda a essência e alegria das festas juninas.
A exposição ficará aberta ao público no Liv Mall a partir desta sexta-feira (09) e é uma maneira de compartilhar as tradições e fortalecer ainda mais os laços com a cultura. “Será uma mostra com arte Naif de artistas como Gildo Xavier, Clóvis Júnior, as esculturas de Nenê Cavalcanti e os Santos de Jonas Nogueira, cada um com sua perspectiva única sobre o São João e suas manifestações”, destaca Fábio Bernardo, sócio e curador do Espaço Arte Brasil.
Ao descrever seu trabalho, Clóvis destaca que é uma característica sua representar o São João nas obras. “Minhas pinturas representam nosso folclore, nossa cultura para não deixa morrer nunca. Sempre pinto o São João que é uma festa de muitas cores, nas bandeiras, nas roupas, na música. Tudo isso se harmoniza dentro da pintura”, conta.
Já Jonas Nogueira enfatiza a importância dessa exposição e da divulgação valiosa que o Espaço Arte Brasil proporcionou ao seu trabalho com Arte Sacra. “Para mim, é uma divulgação ainda maior porque também trabalho os temas juninos. A exposição é fundamental nessa época sendo uma vitrine de divulgação do artesanato paraibano. É uma forma de valorizar a nossa cultura e criar uma conexão com o público”, destaca.
A exposição Junina do Espaço Arte Brasil é um momento especial para os artistas compartilharem suas criações com o público, que poderá apreciar e mergulhar na atmosfera festiva do São João, pelas cores, formas e histórias presentes nas obras expostas. O local também tem sido fundamental para divulgar e fortalecer o trabalho desses grandes nomes, contribuindo para expandir seus contatos e estimular a arte paraibana.