Dia de celebrar
Esta quinta-feira (30) marca mais uma página na história da agência de viagem Internacional Turismo, instalada em João Pessoa, no bairro de Tambauzinho. A empresa está celebrando o aniversário de 30 anos de fundação e nem mesmo a pandemia da covid-19 foi capaz de fechar as suas portas e encerrar as suas atividades. Não tem sido fácil manter a agência em funcionamento, admite a empresária Elizia Maia Lopes, que tem encarado esse desafio com coragem e determinação.
Nessa data, ao celebrar três décadas de trabalho, a empresária faz uma retrospectiva e entende que a pandemia foi o seu maior desafio, pois o setor de Turismo parou quase que 100% e até hoje enfrenta muita dificuldade, apesar da retomada das atividades de quase todos os segmentos da cadeia produtiva. “O pior já passou, mas ainda há muito que se trabalhar”, pontua Elizia Lopes.
De acordo com a empresária, a agência já vem retomando as vendas para o setor internacional. Ela entende que as restrições e a lentidão na reabertura das fronteiras de alguns países para os brasileiros têm sido prejudicial para o mercado, em especial, para quem comercializa pacotes para o exterior. “Já estamos conseguindo vender, até porque muitos brasileiros já estão vacinados e, apesar do empecilho das vacinas que são exigidas em cada país, nem todo país está aceitando, e as pessoas estão começando a ter confiança”, disse.
Se as vendas para o exterior continuam lentas, para o mercado nacional elas começam a ser aceleradas. “Estamos com muita procura. Os pacotes para o Natal Luz, em Gramado (RS), é um dos destinos mais procurados. Vendemos super bem. No Nordeste, a venda de resorts está muito bem também”, reforça a empresária.
A Internacional Turismo foi reaberta desde outubro do ano passado, mas somente nos últimos meses o setor tem sentido melhora considerável. “Apesar dos preços terem dado uma disparada, as pessoas não aguentam mais ficar em casa. Muita gente já está se organizando para viajar no próximo ano e estamos tendo procura para muitas datas e destinos. Agora é preciso que se abram as fronteiras com maior rapidez, com responsabilidade, ajudando as pessoas a terem mais confiança e segurança na hora de optar por algum destino. Se abrirem as fronteiras com menos restrições, acredito que conseguiremos preços menores e mais opções de roteiros”, afirma Elisia Lopes.
Para a empresária, chegar a 30 anos de atividades em um segmento tão competitivo e que tem sofrido por conta de uma série de fatores não foi uma tarefa fácil. Porém, ela garante que, desde a fundação da agência, nenhum de seus princípios foi alterado. “Desde 1991, mantemos a nossa filosofia de que, mais que conquistar clientes, é preciso ter competência de mantê-los e desenvolvê-los. Nosso slogan é fazer a ‘sua melhor viagem'”.