Destaques na Exposição Floresta Branca
A exposição “Floresta Branca”, espaço de arte com entrada gratuita, recebe nesta terça-feira (10) a sua nova mostra: “O Sertão Virou Mar”, que traz 15 pinturas e 5 fotogravuras do artista potiguar Sérgio Azol. A Floresta Branca é uma iniciativa que apresenta o trabalho de artistas plásticos nordestinos de renome nacional e apresenta ao público uma vasta programação, que inclui palestras, oficinas, talks, mostras de artistas e artesãos e atividades para pessoas de todas as idades.
Na programação semanal de atividades gratuitas para o público, acontece, no dia 10, a “Terça Musical”, que em sua segunda edição contará com a apresentação de Oliveira de Panelas, repentista pernambucano que adotou a Paraíba como sua casa. Nascido na cidade de Panelas, Oliveira Francisco de Melo é um dos mais renomados e importantes representantes dos poetas repentistas no Brasil e conquistou o título de cidadão pessoense e de cidadão campinense.
Também na terça (10) e na quarta-feira (11), será realizada a Atividade Faça Você Mesmo sua Xilogravura, com as matrizes das obras dos artistas J.Borges, um dos mestres da xilogravura no Brasil, e do seu filho Pablo Borges. Gratuita, a atividade acontece das 16 às 19 horas. Quem desejar ter essa experiência é só ir ao local da exposição: os participantes farão uma imersão no trabalho dos artistas e realizarão todo o processo de “estampar” as obras em papel.
Também na quarta-feira (11) acontece a Oficina Mares sem Plástico, ação promovida pela professora Cláudia Cunha, coordenadora do projeto Mares sem Plástico da UFPB, que fará uma palestra para 20 crianças nas areias da praia de Cabo Branco e vai realizar uma coleta consciente de resíduos na praia. Após isso, as crianças vão ser acompanhadas até a Exposição Floresta Branca, onde vão selecionar o que pode ser utilizado na oficina de artesanato e produzir peças de arte com materiais recicláveis. O que não for utilizado será descartado da maneira correta.
E na quinta (12) acontece mais uma atividade voltada para as crianças. As inscrições estão abertas para a oficina “Eu que faço”, na qual as crianças vão montar um colar e uma pulseira e poderão levar sua produção para casa. São duas turmas, com início às 16 e às 17 horas, e as inscrições estão abertas no site www.florestabranca.bauten.cc/programacao.
Na sexta-feira (13) terá o momento de Contação de Histórias, com a professora de literatura infantil Beatriz Almeida. Responsável por criar o ‘Achadouros da Infância’, um podcast que compartilha literatura infantil, a paraibana é apaixonada por levar histórias para a criançada. Os responsáveis que desejam levar suas crianças devem realizar inscrição no site oficial da exposição.
Sobre a Exposição Floresta Branca
A exposição Floresta Branca é uma iniciativa da Bauten, A4M e Trinus.co, com o objetivo de fazer uma reflexão sobre temas fundamentais para o futuro: processos construtivos inteligentes, valorização social, cultura, história, bioarquitetura, bioconstrução, entre outros.
A exposição Floresta Branca tem o apoio de CASACOR Paraíba, Coral, Criare, Emlur, Maped, Metro Ladrilhos Hidráulicos, Mundo das Tintas, Palitot Outdoor Living (Grupo Vime), São Braz e Stiluz Iluminação.
Programação Exposição Floresta Branca:
*09/01 – Espaço fechado*
*10/01 – Abertura da Exposição*
Exibição da série “O Sertão Virou Mar” do artista Sérgio Azol
A partir das 16 horas
*10/01 – Terça Musical e Atividade Faça você mesmo sua Xilogravura*
_Atividade “Faça você mesmo sua xilogravura”_
Quatro matrizes, sendo duas de J Borges e duas de Pablo Borges, serão disponibilizadas para que as pessoas possam imergir na experiência de escolher uma matriz.
16 às 18 horas
_Terça Musical_
Apresentação de Oliveira de Panelas
Da 19 às 20 horas
*11/01 – Oficina Mares sem Plástico e Atividade Faça você mesmo sua Xilogravura*
_Oficina Mares sem Plástico_
Palestra, coleta de plástico e produção de artesanato
Das 15 às 19 horas
_Atividade “Faça você mesmo sua xilogravura”_
Quatro matrizes, sendo duas de J Borges e duas de Pablo Borges, serão disponibilizadas para que as pessoas possam imergir na experiência de escolher uma matriz.
16h às 18 horas
*12/01 – Oficina de bijouteria “Eu que faço” para crianças*
Cada turma contará com 8 crianças, que terão 1 hora para montar um colar e uma pulseira.
16h e 17horas
Inscrições no https://florestabranca.bauten.cc/programacao/
*13/01 – Contação de histórias com Beatriz Almeida*
Com duração de 40 minutos, a contação será para 30 crianças. A professora de literatura infantil Beatriz Almeida é quem vai conduzir o momento.
17 horas
Inscrições no https://florestabranca.bauten.cc/programacao/
*14/01 – Exposição fechada para event particular*
*15/01 – Exposição “O Sertão Virou Mar”*
16 às 22 horas
*SERVIÇO – EXPOSIÇÃO FLORESTA BRANCA*
*Período:* 16 de dezembro a 28 de fevereiro
*Horário de funcionamento:* de terça a domingo, das 16 às 22 horas
*Endereço:* Avenida Cabo Branco, 1630
*Entrada:* Gratuita
*Artistas principais em exposição:* Sérgio Helle, Sérgio Azol e Marlene Almeida
*Mais informações:*
www.instagram.com/penseflorestabranca
www.florestabranca.com.br