De Lauro de Freitas para a University of Calgary
A baiana de 27 anos, Paloma Fontes, nascida em Salvador e criada em Lauro de Freitas, nunca imaginou que através de um programa gratuito de aceleração e o impulso do seu mentor, conquistaria a oportunidade de estudar gratuitamente fora do país.
Por meio de um programa de aceleração oferecido pela Cais Mentoria, Paloma, que é Bacharela em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia, conheceu a Cais através de uma rede social e participou do primeiro ciclo de mentoria da startup e hoje vive no Canadá, onde participa do Master’s in Geoscience, com ênfase em Geofísica, no Department of Geoscience da University of Calgary, localizada na província de Alberta.
De acordo com a estudante baiana, a Cais Mentoria proporcionou experiências interessantes, mas a relação com seu mentor, Raphael Coelho, foi essencial para o seu suporte e desenvolvimento.”A Cais disponibilizou alguns webinars que foram bem interessantes mas o principal, foi a minha relação com o meu mentor, Raphael Coelho. Ele me deu suporte na aplicação para os diversos programas de pós-graduação que eu apliquei em universidades dos EUA e Canadá”, explica Paloma.
A baiana ainda conta sobre os conteúdos abordados em suas mentorias com Raphael, além de apresentar o que está desenvolvendo no Canadá. ”Conversamos sobre como construir um bom currículo e sobre as redações que fazem parte da aplicação para os programas de pós-graduação, chamadas de statement of purpose ou personal statement. Atualmente faço parte do CREWES (The Consortium for Research in Elastic Wave Exploration Seismology), grupo de pesquisa da UofC. Também atuo como Teaching Assistant (espécie de monitora) de algumas matérias do departamento de geociências”, ressalta Paloma.
Ela também explica que essas duas funções proporcionam a bolsa, possibilitando que pague os custos de vida e mensalidades da universidade. A estudante também teve a oportunidade de fazer um estágio no verão de 2022 em uma empresa de óleo e gás que possui escritório em Calgary.
O Mentor Raphael Coelho, Engenheiro de Petróleo, atuante na indústria de óleo e gás como engenheiro de reservatórios, revela que trabalhar como mentor na Cais foi uma das suas melhores experiências, e conta sobre sua relação com Paloma, com quem dividiu a mentoria.
“Foi uma das melhores experiências profissionais que eu já tive. A Paloma é uma estudante extremamente focada nos seus objetivos e vira o mundo de cabeça pra baixo até conseguir atingi-los. Assim que começamos, nós definimos os objetivos que ela tinha na mentoria e combinamos que só descansaríamos quando ela conseguisse a tão sonhada vaga de mestrado no exterior e com bolsa. Tive a sorte de poder dividir minha experiência, mas também de aprender e me inspirar muito com a história dela. E finalizamos da melhor maneira, com ela recebendo a bolsa para o mestrado na University of Calgary”, conta Raphael.
De acordo com o engenheiro, as histórias de sucesso com os mentorados do nordeste são numerosas. ”A melhor palavra que descreve a mentoria é: transformadora. Nossos jovens já conseguiram estágios, empregos, bolsas no exterior, mestrados e doutorados. É uma daquelas oportunidades únicas que passam na vida”, conclui Raphael.
Atuando de Washington, nos Estados Unidos, a brasileira Klicia Wilson, CEO e fundadora do programa que é considerado o único player brasileiro a oferecer o modelo internacionalmente reconhecido de centro de carreiras para instituições de ensino, realiza o potencial dos negócios para gerar impacto positivo e viabilizar um futuro mais sustentável e inclusivo.
Para a Mestra Executiva em Negócios Sociais e Empreendedorismo da London School of Economics, é gratificante ver o sucesso da startup gerando grandes resultados.”É uma grande realização ver a Cais Mentoria ajudando jovens do Norte e Nordeste a alcançarem seu potencial. Temos talentos incríveis na nossa região que só precisam de apoio, orientação e motivação para alçar altos voos. A Paloma é um exemplo disso”, comemora Klicia.
Saiba Mais sobre a Cais Mentoria
Conhecido pela sua atuação com melhoria contínua em processos de mentoria e impacto social para estudantes, e por ter conexões estabelecidas com as melhores práticas americanas através do Mentor National Mentoring Association, a instituição conta com profissionais com experiência no mercado de trabalho, que demonstram habilidades de comunicação e autoreflexão, alinhados com os valores da organização.
A instituição que trabalha de forma gratuita com consultores especializados em temáticas voltadas para o desenvolvimento pessoal para serviços, corporações e instituições de ensino, já revelou alguns cases de sucessos dentre os mentorados.
A startup não oferece apoio financeiro aos estudantes. A Cais Mentoria oferece orientação de carreira através da mentoria e treinamento em soft skills. O programa apoiou Paloma durante sua candidatura aos mestrados no exterior ao colocá-la em contato com um mentor que pudesse ajudá-la a alcançar seus objetivos. Junto a ele, a estudante se preparou para fazer uma candidatura excepcional e conseguiu a bolsa integral da universidade para fazer o mestrado no Canadá.