Posse
O cordelista Marconi Araújo tomou posse como sócio efetivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, na Câmara Municipal de Itabaiana, durante plenária da entidade conduzida pelo poeta Sander Lee, Presidente. O evento contou com a participação do Secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, que assinou comodato visando à construção de um centro cultural naquela cidade. Na oportunidade, o compositor Adeildo Vieira recebeu a comenda Sivuca e outros membros da academia foram igualmente empossados.
Marconi Araújo iniciou sua fala declamando versos em memória de seu pai, ex-vereador Mário Araújo, falecido no ano passado. Em seguida, declamou glosas de sua autoria, com mote do poeta campinense Ronaldo Cunha Lima, de saudosa memória. Em versos, prestou homenagem a familiares que se deslocaram de Campina Grande e de João Pessoa, presentes em auditório do legislativo municipal completamente lotado, enalteceu Itabaiana através do poeta Zé da Luz e do músico Sivuca, e, ainda fazendo uso da literatura de cordel, agradeceu à Academia que passou a integrar a partir daquela data, frisando que esta, indubitavelmente, “adubou o seu destino poético”.
O poeta é graduado em Estatística, assim como em Matemática e bacharel em Direito. Funcionário da Justiça Federal na Paraíba, ganhou o concurso “Justiça Federal em cordel”, promovido pela instituição em 2003, com o trabalho “Justiça Federal fazendo história” que foi publicado no jornal “Tribuna Jurídica”, da Associação dos Advogados de Campina Grande.