Coral online
Nesses longos meses de pandemia, manter qualquer rotina que seja, mesmo que de forma adaptada para garantir a segurança, é um alívio para diminuir a ansiedade. A música, que desde tempos remotos mexe com as emoções, é uma boa alternativa para se acalmar, estimular memórias e unir as pessoas – embora que, fisicamente, distantes. E se ouvir já é bom, imagine cantar. Afinal, também dos tempos remotos vem o ensinamento: “quem canta, seus males espantam”.
Para manter a rotina e não sair do tom, há mais de um ano o Coral Jovem Unimed João Pessoa mantém a agenda de ensaios de forma segura. A solução encontrada para que os jovens continuassem cantando, mostrando seus talentos e aprendendo sobre música foi usar uma plataforma online. “Nos nossos encontros online acontecem duas vezes por semana e tem sido muito eficiente. Apesar do novo formato, eles continuam motivados”, comemora a maestrina Socorro Estrela.
Apresentações – Se não está sendo possível fazer apresentações e emocionar o público ao vivo, também se dá um jeito. Socorro Estrela conta que, em datas comemorativas, estão sendo preparadas músicas e gravados vídeos. “Os coralistas fazem os vídeos em casa, separadamente, e eu edito. Trabalhando assim fizemos até uma apresentação em novembro no Festival Paraibano de Coros, que foi totalmente virtual”, lembra.
A maior parte dos vídeos é veiculada nos canais internos de comunicação da Unimed João Pessoa. O mais recente foi uma homenagem às mulheres, em março. “Para o Dia das Mães, estamos preparando uma surpresa”, adianta a maestrina.