Compacto, arrojado e inovador, MHS 31 será entregue em 2019
A vida contemporânea tem influenciado diretamente no comportamento, no estilo e até no modo de morar. O estilo home service já existe em João Pessoa há algum tempo e é tendência nas edificações contemporâneas, destinadas a quem deseja funcionalidade, praticidade e precisa de pouco espaço. Ainda no primeiro semestre de 2019, a capital paraibana ganha um edifício com esta proposta – mas em um projeto extremamente arrojado, nunca visto na cidade. Trata-se do Massai Home Service 31, da Construtora Massai, idealizado para pessoas que não têm necessidade de grandes espaços – sejam solteiras ou até pequenas famílias.
O empreendimento conta com apartamentos flexíveis, podendo ser um loft, com um ou dois quartos, que possuem de 47m² a 52m². Os futuros moradores poderão contar com academia fitness de primeiro nível, espaço gourmet, lava-jato, bicicletário e laundry café – um local com lavanderia, máquinas de lavar, secadora e wifi. Todos os ambientes são assinados pelos arquitetos Cristiano Rolim e Ricardo Nogueira, da CRN Arquitetura e a ambientação pela arquiteta Thaís Figueiredo. “Na verdade, a inovação e ineditismo do empreendimento já começam com o conceito moderno e urbano, e com uma estrutura fácil de se manter no sentido de limpeza, com uma academia conceito, com vista, paisagem e iluminação bastante agradáveis, e analogias inclusive de várias localidades do mundo inteiro, que só aguardando a entrega pra ver. Foi um desafio pra nós e, com certeza, vamos surpreender o público”, destacou Guy Porto, sócio-diretor da Massai.
Segundo ele, o edifício é inspirado na vida urbana. “Nós viajamos para conhecer as tendências mundiais e o que está chegando ao Brasil, inclusive o que se tem a nível Norte e Nordeste. Aqui na Capital, o MHS31 é o primeiro neste estilo. Quando fomos desenvolver o conceito arquitetônico, foi levado em consideração um estilo mais alternativo e despojado. Um estudo foi realizado em torno de todas reais necessidades desse público-alvo que nele pretende habitar, analisando o crescimento do público que busca moradias mais dinâmicas e arrojadas”, explica o empresário, que é graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Segurança do Trabalho e Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O home service é um apartamento mais compacto para pessoas que têm uma família pequena, com dois ou três integrantes no máximo, mas tendo dentro daquele espaço toda a estrutura necessária de conforto para suas necessidades. “Os nossos home services, são grandes em comparação aos de São Paulo e de outras partes do mundo. E não são flats, pois neles podem ser realizadas as atividades domésticas, como o próprio nome ‘home’ sugere. O flat que dá a ideia de ser uma moradia momentânea, edificado em condomínio com sistema de hotel”, detalha Guy.
Entre os materiais utilizados no empreendimento, chamam atenção as chapas que imitam um contêiner. Elas criam uma nova leitura, em um conceito que vem de grandes centros urbanos. A moradia mais despojada e de ambientes mais integrados é condizente com o estilo de vida desse público-alvo. Os ambientes são seccionados e fragmentados e os espaços, mais soltos. Além disso, a linguagem dos materiais, das formas e das cores dialoga por inteiro com a contemporaneidade.
A iluminação ganha um destaque especial. Com ela, o MHS 31, se tornará um referencial para o morador, visitante ou cidadão pessoense. Na fachada externa, 24 caixas de ACM na cor laranja que irão acender de forma contínua, homogênea e uniforme. Também foram criadas condições para a entrada de luz natural nos ambientes internos.
Normas de desempenho – A construção civil brasileira está passando por uma revolução nos parâmetros de qualidade, principalmente com a necessidade de garantir o atendimento dos requisitos mínimos da Norma de Desempenho de Edificações, a NBR 15.575. Na Paraíba, a Construtora Massai, uma das cem maiores do País, desde 2003, mantém a cada ano a certificação no nível “A” do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, o PBQP-H.
O MHS 31 – Massai Home Service foi o primeiro da construtora desenvolvido neste conceito e já em fase final de acabamento, com entrega prevista para este ano. “A cada ano, novos desafios são incorporados a esse processo de certificação, com advindo de novas regras e com nível dos serviços das obras ofertadas. Com isso, nossa equipe precisa está em constante atualização e capacitação para acompanhar essa evolução e oferecer o que tem de mais moderno aocliente”, explica Cláudia Reis, gerente de gestão da qualidade da Massai.
Segundo ela, diversas técnicas são colocadas em prática para atender as exigências e oferecer o melhor ao cliente. “São detalhes que o cliente não enxerga de imediato, mas são essenciais para a excelência do projeto final. Como por exemplo, os acabamentos lumínico, térmico e acústico, que reúnem itens de alto padrão para superar as expectativas do usuário”, explica.